O senador Jayme Campos (DEM) comanda a corrida sucessória ao governo do Estado entre eleitores dos 10 maiores pólos de Mato Grosso, com 38,2% das intenções de voto. O líder democrata e ex-governador lidera disparado nos maiores colégios eleitorais, com picos de votação superiores a 50% e recortes em que a diferença perante o segundo colocado supera os 40 pontos percentuais.
Caso o pleito de 2010 fosse hoje, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) registraria 15,3% dos votos nessas regiões, seguido pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), com 13,9% da preferência. O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) computa nesses municípios apenas 6,4% dos votos. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, detém somente 4,5% das intenções no universo de colégios eleitorais.
Os resultados derivam do termômetro das eleições de 2010 aferido na bateria de pesquisas realizadas pela KGM, Comunicação, Marketing e Pesquisas nos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Alta Floresta e Pontes e Lacerda. A rodada de amostragens vem sendo divulgada pelo Diário, paulatinamente, desde o começo do mês.
Os 10 pólos regionais agregam 937.983 eleitores, o que corresponde a 48,3% do eleitorado mato-grossense, formado por 1.940.207 pessoas, conforme os dados das eleições de 2006, vigentes junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Curiosamente, Jayme Campos registra o grande pico de intenções de voto não em Várzea Grande, seu domicílio eleitoral, mas em Alta Floresta, onde ele já é aclamado como o sucessor de Blairo Maggi (PR) por 57,6% dos eleitores entrevistados. Na Cidade Industrial, o índice de adesão ao pré-candidato é de 55%. Ele administrou Várzea Grande por três mandatos, antes de alçar o Senado Federal. Em Cuiabá, o desempenho registrado por Jayme é de 30,7%.
O termômetro também é altamente favorável a Jayme em Rondonópolis, onde ele acumula 30% dos votos, conforme a pesquisa da KGM. A inserção do ex-governador no pólo do Sul de Mato Grosso é emblemática – a cidade é o reduto eleitoral do governador Blairo Maggi (PR). Para efeito de comparação, lá, o segundo colocado à sucessão registra 9,1% das intenções – o prefeito Wilson Santos.
O menor índice de intenção de votos em favor de Jayme Campos é verificado em Sorriso, de 28,9%. A vantagem se dá de forma mais palpável em Alta Floresta, onde Jayme arrebanha uma diferença de 46,8 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Wilson Santos, com 57,6% contra 10,8% no páreo travado no município.
Enquanto Jayme se encontra em confortável posição, a pesquisa chama a atenção ao duelo acirrado entre Carlos Abicalil e Wilson Santos pela liderança do segundo pelotão. Em parte do conjunto de municípios aferidos, a diferença entre os dois pré-candidatos ao governo em 2010 não ultrapassa os dois pontos percentuais.
Abicalil assegura o melhor desempenho em Cáceres, com 23,3% das intenções de voto. Já Wilson detém o melhor resultado, naturalmente, em Cuiabá, de 26,9%. Eles registram os piores índices individuais no voto estimulado em Pontes e Lacerda (7,7% para Wilson) e em Alta Floresta (8,7% para Abicalil).
O resultado da pesquisa em cada município foi registrado no cartório eleitoral de cada cidade.