A eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2017/19, acontece amanhã (1/9), às 9 horas, durante sessão específica em cumprimento ao Artigo 34, Parágrafo 6º, da Constituição Federal, no Plenário das Deliberações Renê Barbour.
Serão eleitos presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. Conforme a consultoria técnica jurídica da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, até a manhã de hoje (31) nenhuma chapa havia se inscrito, podendo se inscrever até momentos antes da eleição.
O rito para eleger a Mesa Diretora da segunda sessão legislativa da 18ª Legislatura acontece com a abertura da sessão plenária, apresentação da(s) candidatura(s), em chapa completa, depois a sessão é suspensa por 30 minutos para a confecção das cédulas eleitorais.
Retomada a sessão, os deputados farão a votação em urna secreta e em cédula completa, ou seja, votarão nos sete membros que compõem uma chapa. Em seguida, serão contados os votos e anunciada a chapa eleita, com a palavra dos eleitos. A posse da nova Mesa acontece em 1º de fevereiro de 2017, às 9 horas, em sessão solene, para instalação da sessão legislativa anual.
Os 24 deputados estão aptos à votação. A consultoria técnica jurídica da Mesa Diretora informou que até o momento não recebeu o diploma do Tribunal Regional Eleitoral e nem a declaração de bens do ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco, para tomar posse na Casa.