Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, descobriram que uma região do cérebro é mais ativa nas pessoas altruístas do que nas egoístas. O estudo foi divulgado na edição de fevereiro da revista Nature Neuroscience.
Os cientistas escanearam, por ressonância magnética, o cérebro de 45 pessoas que assistiam ou jogavam um video game. Algumas mostraram uma forte ativação do sulco temporal superior, uma região geralmente associada à percepção de uma ação intencionada. “Vimos uma ativação desta região do cérebro e isto nos surpreendeu. Estava vinculada ao fato de perceber um objetivo atrás de uma ação”, disse Scott Huettel, professor de psiquiatria da Universidade Duke, que supervisionou o estudo.
Paralelamente, as pessoas estudadas responderam a um questionário que lhes perguntava se ajudavam amigos com freqüência, faziam boas ações ou donativos a organizações de caridade, o que permitiu atribuir-lhes a categoria de altruístas. Os que tiveram as melhores notas de altruísmo também foram aqueles cuja região do sulco temporal superior era mais ativa ao ver o video game, ou seja, aqueles que reconheciam melhor a intenção por trás da ação, explicou Huettel.
AFP