quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaEducadores selam pacto pela reeleição de Blairo Maggi

Educadores selam pacto pela reeleição de Blairo Maggi

“O valor de uma obra só pode ser medido pelo tamanho do bem que ela faz às pessoas”. Essas foram às palavras de uma aluna de 10 anos que cursa a 5ª série da Escola Estadual Souza Bandeira, numa placa simbólica que foi entregue ao governador Blairo Maggi, candidato à reeleição, na noite de quinta-feira (24/08), durante encontro do chefe do Executivo com cerca de mil educadores de diversas regiões do Estado, no Comitê da Família, na avenida Beira Rio.

O evento serviu para os educadores manifestarem apoio à candidatura de Blairo Maggi a reeleição e apresentarem algumas propostas para melhoria do setor, além de reivindicações da categoria ao governador-candidato. A secretária Ana Carla Muniz aproveitou para apresentar um comparativo entre as condições em que Maggi recebeu a educação pública e as ações que foram tomadas para mudar os rumos de um dos principais setores da administração estadual.

Dados da Seduc mostram que em 2003, o índice de analfabetismo no Estado era extremamente alto, chegando a 230 mil pessoas. Há 10 anos o Estado não possuía uma política que tivesse como meta a redução do analfabetismo, também não havia definição de política salarial, as escolas não possuíam estrutura nem equipamentos, os professores estavam desestimulados. “Além disso, havia atraso na entrega da merenda escolar das escolas estaduais, desorganização total de projetos e a falta de planejamento de ações que pudessem resultar em avanços”, explicou Ana Carla, salientando que foi preciso muito empenho para recuperar o setor.

Em seu discurso, o candidato Blairo Maggi disse que não mediu esforços para dar uma outra roupagem ao setor educacional de Mato Grosso, criando a Escola Atrativa, que tem como princípio básico integrar todos os segmentos sociais dentro do ambiente escolar e com três objetivos básicos definidos: valorizar os profissionais da educação, resgatar a credibilidade do ensino público e tornar a escola um ambiente desejado pela comunidade escolar.

“Nossos investimentos foram enormes, os números impressionam e mostram que tivemos um grande desafio e que temos de investir muito mais ainda. Fizemos a reforma de 439 escolas, construímos mais 1.400 novas salas de aula em todo o Estado e novas e modernas instalações para atender a demanda cada vez mais crescente de alunos. São prédios com toda infra-estrutura, piscina semi-olímpica para incentivar a prática dos esportes aquáticos e quadras cobertas para outras atividades esportivas. Em muitas escolas nós só conseguimos aproveitar o nome por causa das péssimas condições dos prédios, mandamos colocar tudo no chão e erguemos de novo com toda infra-estrutura necessária, o que mostra que durante todo o governo anterior nada foi feito pela educação, assim como em outras áreas estruturantes”, disse Maggi.

Salários – Na questão salarial, Blairo Maggi disse que Mato Grosso paga hoje o quinto maior piso do país para professores de 30 horas/aula semanais e o terceiro maior para professores de 20 horas/aula e que, no segundo mandato, vai continuar buscando melhorias para a categoria. “O problema da política salarial dos professores é uma conjuntura nacional e precisa de uma reformulação geral. Nós vamos procurar fazer a nossa parte e investir tudo que for possível no setor, e se, o Governo Federal decidir mudar o quadro que aí está, melhorando não só a questão dos salários, mas também, da própria política educacional, nós vamos acompanhar”, disse o candidato, sendo aplaudido pelos educadores.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes