O clássico de hoje, entre Santos e Corinthians, pode definir qual dos dois clubes segue com chances de passar para a fase final do Campeonato Paulista. Um duelo de muita história e rivalidade que está completando 95 anos e, mais uma vez, pode definir o rumo de uma competição: o Timão está no G-4 e precisa dos três pontos para manter-se na elite e o Peixe não perde há quatro jogos e ainda acredita no ‘milagre da classificação’.
Desacreditado após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians iniciou a temporada de forma surpreendente. Mano Menezes arrumou a defesa, Dentinho desencantou e, mesmo nos jogos que o bom futebol não foi apresentado, o time do Parque São Jorge conseguiu não perder pontos. Desta forma, o alvinegro conseguiu chegar à quarta colocação, com 30 pontos, e agora busca a confirmação da classificação diante do Santos.
Para a partida, o técnico Mano Menezes já pode contar com o meia Diogo Rincón, que estava lesionado desde a partida contra o Juventus, há 10 dias. Mano deve escalar mais uma vez Carlão como terceiro zagueiro e Perdigão ganhou uma vaga no meio-campo, ao lado de Fabinho. No ataque, a dúvida é entre o argentino Herrera e o uruguaio Acosta para fazer companhia a Dentinho no ataque.
No Santos, a expectativa é que a equipe mantenha a seqüência de bons resultados para que a classificação não se torne impossível. O time da Vila começou o campeonato com o ‘freio de mão puxado’ e só agora, nas últimas quatro rodadas, conseguiu resultados expressivos que lhe credenciam à ainda disputar uma vaga no G-4. O time do técnico Émerson Leão possui 26 pontos e está na sétima posição.
A novidade no Peixe fica por conta da volta de Kléber Pereira, suspenso na última rodada. O centroavante santista deverá atuar no ataque ao lado de Wesley e Renatinho, que ganhou a vaga de titular de Sebastian Pinto. No meio-campo, Rodrigo Souto, suspenso, dá lugar ao jovem Adriano. Outro fator que ‘apimenta’ o clássico é o fato de Betão, zagueiro do Santos e ex-capitão corintiano, jogar pela primeira vez contra o ex-clube.
De acordo com o site do Santos, nos 95 anos de história do clássico, o time da Vila e o Timão já se enfrentaram 287 vezes, com 116 vitórias do Corinthians, 91 do Santos e 80 empates. Os alvinegros marcaram 537 vezes, contra 454 gols santistas. No último confronto, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, deu vitória do time do Parque São Jorge: um golaço de Nilton, que não foi relacionado para a partida de hoje por problemas contratuais, e 2 a 0 no placar.