Ao dar continuidade as operações no feriado prolongado na Penitenciária Central do Estado (PCE) na terça-feira (21.04), dia de Tiradentes, agentes penitenciários apreenderam muita droga, celulares e armas artesanais. Todos os materiais ilícitos foram localizados no raio 4.
De acordo com o diretor da PCE, Roberval Barros, a suspeita é de que as drogas e celulares entraram na unidade penal durante visita do último domingo. “Como no domingo foi dia de visita, acreditamos que o material tenha entrado nesse dia”, disse.
No total foram localizados na operação desta terça-feira (21.04), 1.12 quilos de droga, 24 celulares e vários chips, além de diversas armas artesanais.
Os detentos que estavam com as drogas e os objetos ainda não foram identificados. “Já abrimos procedimento administrativo e estamos trabalhando para investigar quem são os detentos que receberam esses materiais e quem são as visitantes que estão levando”, explicou o diretor.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, “a forma como os invólucros com a droga foram encontrados embalados em preservativos masculinos, demostram o modo como essas mulheres agem para transportá-las nos dias de visitas, ou seja, introduzidas no corpo, e isso ficou muito mais fácil para elas, tendo em vista de que os agentes não podem mais revistá-las”.
Batista aproveitou ainda, para parabenizar os servidores pelo trabalho. “Mais uma vez a equipe da PCE, assim como o diretor, estão de parabéns, pois mesmo com todas as dificuldades desenvolvem seu trabalho com muita dedicação. Isso demonstra a responsabilidade e comprometimento dos servidores com o sistema penitenciário de Mato Grosso”.
Trabalhou nessa operação cerca de 40 agentes penitenciários, além do cachorro farejador Thor. Estão presos no raio 4 aproximadamente 180 detentos.