Nesta segunda-feira (20/08), os doze municípios que fazem parte da meta do Tribunal de Contas de Mato Grosso para 2013, de implantação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), irão assinar termo de adesão junto ao presidente da instituição, José Carlos Novelli. A solenidade será realizada na Escola Superior de Contas, às 15h. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico.
Os oito maiores municípios do Estado aderiram ao PDI no dia 20 de junho e já iniciaram os cursos de capacitação e o planejamento estratégico, com acompanhamento de técnicos do TCE-MT. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra. A partir de 2013, o foco será para os doze municípios que receberão apoio de forma direta: Primavera do Leste; Alta Floresta; Lucas do Rio Verde; Pontes e Lacerda; Juína; Juara; Guarantã do Norte; Poconé; Nova Mutum; Campo Verde; Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis.
Além dos softwares do Planejamento Estratégico, que são disponibilizados a todos os gestores dos 141 municípios de Mato Grosso, é incluso o acesso ao sistema Geo-Obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos, produzindo a economia de papéis e contribuindo para o meio ambiente.
Para Novelli, “o PDI será um dos carros-chefe do Tribunal, que reforça a função orientativa aos fiscalizados na melhoria dos indicadores sociais e da gestão pública”.
Além dos municípios, a Defensoria Pública do Estado, a Secretaria de Administração (SAD), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) também assinaram termo de adesão ao programa e pretendem utilizar o método do TCE-MT.