Direto dos Estados Unidos, onde participa de uma série de compromissos, o governador Silval Barbosa falou sobre o resultado das reuniões agendadas com empresários e investidores internacionais e a sua participação no 13º Fórum Internacional de Líderes de Governo – América Latina e Caribe.
“Neste fórum realizado pela Microsoft, pudemos participar de uma troca de experiências entre os países da América latina. Conferimos exemplos de evolução e integração na gestão, e a preocupação de todo o mundo, no sentido de fazer enfrentamentos a problemas como o analfabetismo e o combate à pobreza, além de ações de sucesso na segurança e saúde. Enfim, tivemos também a oportunidade de mostrar as nossas dificuldades e os potenciais que Mato Grosso possui”, afirmou.
Silval Barbosa destacou que o Fórum representa a união e o interesse de várias federações. “O evento não serve apenas para apenas se prender no que está acontecendo em apenas uma localidade. Prova disso são os contatos realizados com outros países e empresários de todo mundo. Minha avaliação do evento é muito positiva”, disse.
O governador também lembrou de algumas reuniões exclusivas que fez com empresários americanos. “Tivemos também outros encontros, inclusive com a própria presidência da Microsoft, onde discutimos o que queremos com o governo, no que se refere a um sistema integrado de informações e de gestão nas áreas de educação, saúde, entre outras. Essa é uma preocupação que temos de garantir a eficiência na gestão, para que o governo aumente a facilidade no acesso, além de assegurar o acompanhamento de todas as áreas Governamentais em tempo real”.
“Outra reunião que fizemos foi com a presidência da Motorola, que tem interesse de implantar indústria no Brasil. O presidente ficou muito impressionado com a logística de Mato Grosso. Além disso, também nos encontramos com outros empresários que querem investir em infraestrutura, principalmente em ferrovias”, ressaltou.
Finalizando, Silval Barbosa comentou sobre seus compromissos em Nova Iorque. “Estivemos no Branco Safra Internacional e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que têm investido na área social e em áreas nas quais o Estado possui programas em desenvolvimento. Vamos reunir todas as áreas de Governo e avaliar as conquistas que tivemos e no que poderemos avançar”, concluiu.
O governador afirmou que, após sua chegada ao Brasil nesta sexta-feira (08.04), fará um anúncio sobre todos os avanços conquistados pelo Estado durante a viagem. Acompanham o governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa.