quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócioDois novos assentamentos vão ganhar crédito pela primeira vez

Dois novos assentamentos vão ganhar crédito pela primeira vez

Dois assentamentos criados em dezembro de 2008, no município de Barão de Melgaço, serão contemplados pelo convênio assinado entre o Intermat e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para concessão de crédito instalação e crédito apoio inicial (fomento e alimentação). São 2.649 famílias atendidas em 21 municípios, dentro do programa Nossa Terra, Nossa Gente. A maioria, 68% dos casos, é de pessoas que moram em assentamentos na Baixada Cuiabana.

Os assentamentos Mucambo e Capoeirinha, em Barão de Melgaço, foram criados em dezembro de 2008 e são incluídos entre as 2.649 famílias que serão atendidas. No Mucambo há 38 famílias que serão contempladas e outras 34 no PA Capoeirinha. As famílias já estão dentro da área, mas com a transformação dessas áreas em assentamento, os moradores são contemplados com a substituição das casas de adobe e palha, tão comum na Baixada Cuiabana, por casas de alvenaria com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Eles também recebem fomento – materiais utilizados no campo como enxada, foice, entre outros – e auxílio alimentação.

Está em processo de criação mais um assentamento em Mato Grosso, também em Barão de Melgaço. O PA Conchas atenderá 101 famílias. Outros 10 processos de arrecadação de áreas para assentamentos tramitam no Intermat. Antes da arrecadação e a abertura da matrícula é checada se já houve titulação da terra no passado ou se há ações do Incra ou da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na área.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes