A maior operadora de telefonia celular do Japão, NTT DoCoMo, a Fuji Television Networks, a Nippon Broadcasting System e outras empresas desenvolverão novos serviços de mídia para telefones móveis.
A parceria inclui ainda a transmissora via satélite Sky Perfect Communications e formará uma joint-venture de 30 milhões de ienes (cerca de US$ 260 mil) para criação de serviços multimídia para celulares a partir de dezembro.
O grupo pretende promover o padrão de TV digital móvel japonês e pedir a autoridades reguladoras para realocar as freqüências para tais serviços –quando a banda usada pela TV analógica for liberada, em 2011.
No Japão, transmissões gratuitas de TV digital para celulares, as One-Seg, começaram em abril. Mas o serviço ainda é limitado a transmissões simultâneas de programas de TV. Autoridades locais disseram que podem permitir, a partir de 2008, a distribuição de conteúdo específico para celulares.
As operadoras de celular informaram que ainda estão desenvolvendo modelos para gerar receita a partir do serviço gratuito de TV móvel. Elas esperam que os programas criados para celulares abram espaço para novos tipos de publicidade.
“Há demanda para TV móvel e publicidade?”, questiona Kieran Calder, analista de telecomunicações da CLSA Asia-Pacific Markets, em relatório divulgado hoje.
Calder citou uma pesquisa apontando que 74%, de 1.074 entrevistados, assistiria a programas de televisão em celulares por menos de 5 minutos. Cerca de 50% dos pesquisados também afirmaram que não querem ver publicidade em seus aparelhos, disse Calder.