Objetivo da campanha é aumentar o número de doações e repor o estoque de bolsas de sangue na unidade
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza a campanha “Os Últimos” em parceria com a organização da Corrida de Reis para reforçar o estoque do banco de sangue. Os voluntários que doarem sangue até o dia 31 de dezembro ganharão uma camiseta para participar da equipe da tradicional corrida, que ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2025.
De acordo com o gerente do MT Hemocentro, Arnildo Mendes, o estoque está baixo devido à queda nas doações de sangue na última semana. “Nossa coleta caiu nesta semana. O ideal para manter o estoque seria em torno de 100 a 120 doações diárias. Por isso estamos reforçando essa campanha, em que o voluntário que doar sangue ganhará uma camiseta para participar da Corrida de Reis”, disse.
Para doar sangue, os interessados devem comparecer à sede do MT Hemocentro portando documento oficial com foto; é preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias.
Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentados e hidratados para realizar a doação.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça a importância da doação regular. “Estamos com uma baixa no estoque de sangue, por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são muito bem-vindas. Não existe um substituto para o sangue, doar sangue é um ato de solidariedade e salva vidas”, declarou.
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.