quinta-feira, 21/11/2024
InícioSaúdeDoador de sangue e medula óssea poderá ter benefício em concurso público

Doador de sangue e medula óssea poderá ter benefício em concurso público

 

Com o intuito de incentivar a doação de sangue e medula óssea no estado de Mato Grosso, o Deputado Pedro Satélite (PSD) apresentou na sessão ordinária um projeto de lei que pretende tornar critério de desempate em concursos públicos promovido por estado e municípios, o fato do candidato ser doador.

Pelo projeto de lei nº92/2013, a pessoa será considerada regular e apta a receber o benefício, após a terceira doação de sangue juntamente com o cadastro no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O projeto prevê ainda que as doações ocorram antes da abertura dos editais.

O parlamentar ressalta que essa é uma ação em prol da vida, já que ampliando os benefícios, as pessoas podem se sentir influenciadas a realizar a doação tanto de sangue como de medula.  Nos casos de doação de medula óssea quando não há um doador compatível na família é necessário busca-lo em outros grupos, é quase uma loteria. Segundo o REDOME a cada cem mil amostras apenas uma é compatível.

“Muitos morrem e não encontram um doador compatível. Se conseguirmos aumentar o numero de doadores, maiores também serão as chances de sobrevida dos pacientes” afirma Satélite.

O deputado lembra ainda que os bancos de sangue também poderão receber um reforço nos estoques.  O projeto segue agora para analise das comissões e deve ser colocado em pauta e votado ainda no primeiro semestre de 2013.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes