Gastar mais do que ganha é o maior motivo do endividamento da população mato-grossense. Dados do Procon revelam que 70% dos atendimentos referem-se a débitos em bancos, 35% a financeiras, 26% lojas, 9% com operadoras de telefonia e 7% supermercado. O superendividamento ocorre devido as facilidades de crédito disponível como cartão de crédito, empréstimos bancário, cheque especial, crédito consignado, entre outros serviços.
Com tantas facilidades e promoções muitas pessoas não resistem às tentações e usam o cartão de crédito como complemento de renda, o que é um grande erro explica o economista Anildo Corrêa que já ajudou centenas de pessoas a saírem do endividamento e realizarem sonhos de comprar a casa própria, veículos e viagens. Elas conquistaram a estabilidade através de mudanças de comportamento com Educação Financeira. “A pessoa não deve ser refém do dinheiro, de juros e sim fazer o dinheiro trabalhar por ela”, destaca ao mencionar que para isso é necessário mudanças no comportamento.
A falta de planejamento ocasiona conseqüências negativas que variam desde estresse, preocupações, insegurança, baixa autoestima, problemas nos relacionamentos, profissional, pessoal e familiar, desatenção no trabalho, redução da produtividade, aumento de acidentes, demissão podendo provocar até mesmo suicídio.
O consumo consciente é fundamental. Antes de comprar é preciso responder algumas perguntas. Eu preciso disso? Eu tenho dinheiro para pagar? O ideal é pensar, questionar e adiar a compra. “Educação financeira pode ser aprendida. Tudo depende da atitude, mas para isso é necessário mudar algumas ações para se transformar em novos hábitos”, reforça Anildo para chegar no estágio da independência é preciso passar por duas etapas: pela segurança financeira que é o equilíbrio das contas e pela independência financeira.
Anildo Corrêa é economista, especialista em Gestão Estratégica de Negócios, especialista na Prática Pedagógica no Ensino Superior; Professor de Economia e Finanças no ensino superior; Consultor em Planejamento e Gestão Financeira, pública e privada; Master Coaching em Finanças Pessoais.