domingo, 22/12/2024
InícioEconomiaDívidas já comprometem quase 35% da renda do brasileiro, diz BC

Dívidas já comprometem quase 35% da renda do brasileiro, diz BC

O nível de endividamento das famílias brasileiras já compromete 34,8% da sua renda anual, de acordo com cálculos divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central no Relatório Trimestral de Inflação.

Há dois anos, segundo o BC, o valor dos empréstimos contraídos correspondia a 26,7% da renda das famílias.

Para o BC, “o aumento representativo do nível do endividamento ao longo dos últimos anos” está associado ao próprio desenvolvimento do mercado de crédito, que antes era “incipiente”.

Outro efeito desse crescimento foi o aumento da inadimplência, principalmente depois da piora na crise econômica. Ontem, o BC havia divulgado outro dado sobre o crédito das famílias, que mostra um aumento da inadimplência para patamares recordes.

Os números apresentados hoje pelo BC se referem ao mês março, quando a inadimplência estava em alta, mas ainda não havia alcançado o patamar recorde de 8,6% atingido em maio. Antes da piora na crise de crédito, estava em cerca de 4%.

De acordo com o BC, os últimos meses mostram uma “elevação generalizada nos atrasos em todas as modalidades”, em especial, no crédito pessoal, veículos e cartão de crédito.

São considerados inadimplentes os consumidores com dívidas vencidas há mais de 90 dias. As dívidas vencidas a até esse prazo são classificadas como “atrasos” e não entram na estatística de inadimplência.

Para o BC, a inadimplência se deve à escassez de crédito provocada pela crise a partir do final do terceiro trimestre de 2008. Com isso, houve uma estabilização, desde então, no nível de endividamento dos brasileiros.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes