O presidente do diretório estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, encaminhou nota à imprensa afirmando que a destituição dos diretórios municipais é justificada por conta de diversas irregularidades identificadas nas chefias do partido.
Um dos exemplos é que mandatários do PSB detinham dupla filiação, o que é expressamente proibido pela legislação eleitoral, bem como pelo estatuto do partido.
Outras situações atípicas foram identificadas como a Comissão Provisória Municipal vigente em Cuiabá desde 1º de abril de 2016 que tem como secretaria de organização partidária Marimax da Silva Almeida, filiada ao PTC.
Em Chapada dos Guimarães, Desde o dia 3 de agosto de 2015, a Comissão Provisória Municipal tem como integrante a ex-candidata à prefeita e suplente de Mabel Strobel Weimer, filiada ao PSC, ocupando o cargo de Secretária de Organização Partidária.
Em Juara, João Cândido de Oliveira, secretário de Organização Partidária, é filiado ao PSDB. Já em Barra do Garças, o vice-presidente, Valdeir Leite Guimarães, é filiado ao PDT.
Em Rondonópolis, Aníbal Manoel Laurindo, secretário de movimento partidário desde 9 de setembro de 2015, não é filiado ao PSB. Ainda em Rondonópolis, o CNPJ utilizado não pertence à Comissão Provisória e encontra-se baixado na Receita Federal desde janeiro de 2013.
Semelhantes irregularidades foram identificadas em Jaciara, Lucas do Rio Verde e em outros municípios.
Por isso, diante da possibilidade de existir outras Comissões Provisórias contaminadas por irregularidades na composição e funcionamento, a Executiva Estadual, agora presidida por Valtenir Pereira, foi obrigada a inabilitar temporariamente as comissões, para garantir o respeito à ordem jurídica, reorganizar o partido e dar lisura, transparência e coerência às informações e registros feitos perante a Justiça Eleitoral.
Os trabalhos de levantamento e saneamento das inconsistências e irregularidades continuam e serão concluídos até o próximo mês para que se possa alcançar o nível de excelência da organização partidária no PSB.
“Desse modo, reitera-se aqui o firme propósito desta nova direção para um permanente diálogo com as bases e lideranças, com ou sem mandato, e a construção de consensos, pois acreditamos que somente com a união de todos será possível formular políticas públicas e realizar projetos que melhorem a vida das pessoas, diretrizes essas inafastáveis da atual gestão partidária. Para tanto, é indispensável, porém, que os diretórios municipais sejam plenamente regularizados, e passem a ser compostos por filiados do PSB que estejam comprometidos com a ideologia do partido”, completa a nota.
Com Diario de Cuiabá