O presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe. “Explicamos ao General a situação crítica em que se encontra a BR-163 e ele garantiu que, em três dias, as máquinas estarão na rodovia para uma operação tapa-buracos”, informou.
O senador Blairo Maggi e o empresário e conselheiro do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs) Eraí Maggi também estiveram presentes à reunião e reforçaram a necessidade de atenção especial para a rodovia que escoa a produção agrícola mato-grossense. “Conseguimos também o compromisso do General Fraxe em finalizar as obras na BR-163, até Miritituba (PA), até o final deste ano”, explicou Carlos Fávaro.
Importância – A maior parte do que sai do estado em direção aos portos do Sul ou do Norte do país segue pelas estradas. Somente na extensão Centro-Norte da rodovia BR-163 concentram-se aproximadamente 50% da produção de soja do estado.
Esta rodovia é a alternativa que Mato Grosso tem de ligação aos portos do Arco Norte. De acordo com levantamentos da Aprosoja, a conclusão da pavimentação desta rodovia possibilitaria queda nos preços do frete na ordem de 35% a 40%.