domingo, 22/12/2024
InícioCidadeDiretor do MBE visita governador e propõe divulgar proposta inovadora de MT...

Diretor do MBE visita governador e propõe divulgar proposta inovadora de MT para negociação da dívida

O governador Silval Barbosa recebeu ontem quarta-feira (02.02) a visita de Paulo Rabello Castro, economista, professor, consultor de empresas e com negócios em Mato Grosso, que veio até o nosso estado – primeiro – para conhecer a proposta do Governo de Mato Grosso de repactuação da dívida com o tesouro nacional e ao mesmo tempo convidar o governador para aderir ao Movimento Brasil Eficiente (MBE), que vai abraçar a ideia de Mato Grosso e divulgar aos demais estados da União, pois está dentro da filosofia proposta pelo MBE junto com a reforma tributária, um anseio comum tanto dos setores organizados e dos poderes constituídos. Durante o encontro, o economista propôs uma agenda de inserção de Mato Grosso na agenda cultural brasileira e mundial.

No primeiro ponto da visita, o economista conheceu a proposta que está sendo encaminhada pelo Governo junto ao Governo Federal. Rabello Castro disse que destacou a questão dos altos custos que os estados pagam pelo serviço da dívida. O indexador, lembra, é o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que quando foi concebido teve como princípio ser um indicador para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano, e hoje é o índice mais dragoniano, o mais pesado que até janeiro deste ano acumulou uma correção de 11,5%, mais 6% a 9% de juros.

Além disso, lembra o consultor, a dívida em sua maior parte é de curto prazo. A proposta de Mato Grosso segundo ele, é inovadora. Alongar o perfil, torná-la de longo prazo, e ao mesmo tempo mudar de indexador para um menos punitivo para o Estado. Assim os Estados terão mais recursos para investir. e como consequência, mais geração de emprego e renda. Mato Grosso por conta de sua base econômica e suas variantes, com menos encargos, mais recursos para investimentos poderá mudar de forma mais rápida sua matriz econômica e assim tornar-se mais competitivo e vender mais, por exemplo, para a China,que tem interesse em investir nosso Estado.

Rabello Castro disse que o objetivo do Movimento Brasil Eficiente é a restruturação tributária e adesão do governo de Mato Grosso, que tem uma proposta concreta, moderna, de restruturação da dívida. Ele destaca que mais de 70 instituições, como a OAB, as confederações mais importantes, a Fiesp, apoiam o MBE. Aqui em Mato Grosso o movimento tem a adesão da Fiemt, da Famato e da Aprosoja e o apoio do governador Silval Barbosa seria importante.

O segundo tópico da visita foi o da inserção de Mato Grosso na agenda cultural, não só do Brasil, como do Mundo. O gancho para essa agenda cultural é o fato de que nosso Estado recebeu na década de 30, do século XX, a visita do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, morto em 2009, aos 101, e que é considerado fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950. Esse pensamento, destaca Rabello Castro, aconteceu depois de sua convivência com os índios bororos, que possibilitou a escritura do livro “Pensamento Selvage”.

“O pensador francês esteve em Mato Grosso e nós não nos apropriamos dessa memória. O que se quer a partir deste momento é recuperar essa permanência em nosso Estado e levar para o Brasil a importância da nossa cultura na formação da antropologia estrutural. Como será essa agenda? Não se sabe. Mas o primeiro passo já foi dado. O governador Silval Barbosa está sensível a essa agenda que pode não apenas divulgar, mas inserir Mato Grosso de forma mais determinante no cenário cultural”, finalizou o economista

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes