Valores virão corrigidos em 3,91% dos juros de maio a julho mais 1% de agosto. Se não houver conta especificada para receber, será preciso ir ao Banco do Brasil
A Receita Federal libera hoje o pagamento do terceiro lote da restituições do Imposto de Renda. Será liberado R$ 1,3 bilhão para 1,2 milhão de contribuintes com direito à devolução do dinheiro.
No total, o terceiro lote contemplou 1,3 milhão de declarações, mas nem todos os contribuintes têm saldo a receber. Cerca de 34 mil pessoas não terão imposto a pagar nem a receber e 65 mil contribuintes terão de pagar R$ 96 milhões à Receita.
O crédito da restituição, a quem tem direito, será feito na conta corrente indicada na declaração do Imposto de Renda, acrescido da correção de 3,91% correspondente a taxa básica de juros, a Selic, de maio a julho e 1% referente a agosto.
Quem não solicitou o crédito em conta bancária deve procurar uma agência do Banco do Brasil a partir de hoje ou ligar para o telefone 4004-0001 nas capitais ou 0800-7290001 nas cidades do Interior e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. Quem quiser saber se teve a declaração liberada pode fazer a consulta no site da Receita ou ligar para o número 0300-7890300.
O contribuinte que estiver preocupado porque ainda não teve sua restituição liberada pode fazer a consulta no site da Receita para saber se houve algum problema. Em caso de erro é possível fazer uma declaração retificadora. Basta ir até o último item “IRPF – consulta declarações entregues e restituição”, informar os números do CPF e do recibo de entrega da declaração. O contribuinte deve clicar na declaração 2007, verificar os erros e fazer a declaração retificadora que substituirá a anterior.