quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilDilma terá agenda intensa na China e deve voltar ao Brasil no...

Dilma terá agenda intensa na China e deve voltar ao Brasil no dia 18

A presidenta Dilma Rousseff chegou por volta das 11h desta segunda-feira (11) (horário de Pequim e por volta das 22h de domingo (10), em Brasília) à capital chinesa. Dilma seguiu do aeroporto direto para o hotel onde deverá descansar até o final da tarde, segundo assessores. A presidenta enfrentou mais de 24 horas de viagem, com escala no sábado (9) na Grécia onde se reuniu com o primeiro-ministro Georgius Papandreou. Na China, a presidenta tem uma série de encontros políticos, mas o objetivo da viagem é, sobretudo, incrementar as relações comerciais entre brasileiros e chineses.

A agenda da presidenta começa a partir de terça-feira (12) e termina na sexta-feira (15). Dilma tem na terça-feira reuniões com o presidente da China, Hu Jintao, e participa de dois encontros: o Diálogo de Alto Nível Brasil – China em Ciência, Tecnologia e Inovação e o Seminário Empresarial Brasil – China: para Além da Complementaridade.

Porém, a presidenta ficará no exterior até a próxima segunda-feira (18). De acordo com assessores, a previsão é que ela, na volta da viagem da China, faça duas escalas – em Praga, na República Tcheca, e em Lisboa, em Portugal.

Na China, a presidenta tratará de temas bilaterais, mas também da questão dos Bric – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China e que, a partir de quinta-feira (14), incluirá também a África do Sul, quando o bloco se chamará Brics.

No dia 14, na cidade chinesa de Sanya, líderes dos países que compõem o bloco participarão da 3ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e estarão presentes o presidente da China, Hu Jintao, da Rússia, Dmitri Medvedev, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

A cúpula marca o ingresso da África do Sul no grupo, ampliando a representatividade geográfica do bloco no momento da discussão sobre as reformas do sistema financeiro internacional e do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No período de 2003 a 2010, o crescimento dos países do Brics representou cerca de 40% da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, atingindo US$ 19 trilhões – o que corresponde a 25% da economia mundial.

No dia 15, Dilma participará da 10ª Conferência Anual do Fórum de Boao para a Ásia, cujo tema é Desenvolvimento Inclusivo: Agenda Comum e Novos Desafios. Criado em 1998, o fórum é uma organização não governamental que busca se estabelecer como o “Davos” asiático. Boao fica na província de Hainan, no sul da China. Participam das discussões líderes políticos, empresários e acadêmicos.

Fonte:
Agência Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes