domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeDilma estreia Café com a Presidenta: distribuição de remédios gratuitos começa na...

Dilma estreia Café com a Presidenta: distribuição de remédios gratuitos começa na 2ª (14)

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta segunda-feira (7), da primeira edição do programa semanal de rádio “Café com a presidenta” desde que ela assumiu o governo. A reestreia do programa, suspenso desde a saída do presidente Lula, teve como tema a distribuição gratuita de remédios para diabetes e hipertensão, que começa na próxima segunda-feira (14). Dilma lembrou que essas são duas das doenças que mais matam no Brasil. E disse que vê o acesso aos tratamentos de saúde e a melhoria das condições de vida da população como parte do combate à miséria.

“Muitas pessoas morrem ou desistem do tratamento. E nem vão ao médico porque não têm dinheiro para comprar remédio. E as doenças, muitas vezes, são consequências de uma vida muito dura. É por isso que a partir de agora nós vamos distribuir de graça os remédios para as pessoas com hipertensão e para as pessoas com diabetes”, afirmou a presidenta.

Ela destacou que o item medicamentos é o que mais pesa no bolso das famílias mais pobres. “Uma parte bem maior da renda da população mais pobre é gasta com remédio, enquanto que para os ricos, essa despesa pesa bem menos. Por isso o meu compromisso com a erradicação da miséria passa pelo programa ‘Saúde Não Tem Preço’”, disse.

A partir de segunda-feira que vem, o portador de hipertensão ou diabetes já pode pegar o medicamento nas farmácias credenciadas mais próximas de sua casa. Os locais estarão identificados com uma plaquinha escrita “Aqui tem Farmácia Popular”.

O cidadão precisa apresentar apenas a receita de seu médico, um documento com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). “O que nós queremos é que todas as pessoas que tenham diabetes ou tenham hipertensão façam o tratamento completo, sem parar. Por isso o remédio vai ser de graça”, disse Dilma.

A presidenta lembrou que, além de diabetes e da hipertensão, permanecem os descontos para outros medicamentos distribuídos por meio do programa Farmácia Popular.

“Os descontos vão permanecer. Hoje mais de 1 milhão de pessoas recebem remédios com grandes descontos nas farmácias do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’. São remédios para tratamento de asma, colesterol alto, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma”, afirmou. E lembrou que o usuário também tem acesso a fraldas geriátricas com um bom abatimento no preço.

No início do programa, Dilma disse que considerava um grande prazer se comunicar por meio do rádio: “É uma alegria começar hoje o Café. Eu gosto muito de falar no rádio, porque ele chega aos lugares mais distantes. E as pessoas podem escutar os programas e continuar o que estão fazendo. Eu quero fazer deste Café um ponto de encontro entre mim e o povo brasileiro”.

O programa de rádio “Café com a Presidenta” é produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com supervisão editorial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). É veiculado todas as segundas-feiras às 6h e transmitido via satélite no mesmo canal de distribuição de “A Voz do Brasil”. As transmissões são feitas em quatro horários (6h, 7h, 8h30 e 13h).

Os áudios dos programas, em baixa e alta resolução, assim como todas as transcrições, estão disponíveis no site do programa.

Conversa com a Presidenta

A partir de terça-feira (8), a Presidência da República também retoma a publicação da coluna “Conversa com a Presidenta”, em que Dilma Rousseff responderá semanalmente perguntas enviadas por leitores de jornais cadastrados. Até agora, 170 veículos se cadastraram junto à Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Ao todo, os jornais inscritos estão localizados em 122 municípios. Uma das publicações circula nos Estados Unidos. A coluna estará à disposição dos veículos de comunicação não-cadastrados e ao público no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República e no Blog do Planalto às terças-feiras, depois de publicada pelos jornais impressos cadastrados. Os jornais interessados em receber a coluna devem preencher o cadastrado que se encontra no site, no ícone Informe da Hora, e encaminhá-lo por e-mail para: regional.imprensa@planalto.gov.br.

Fonte:
EBC Serviços

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes