A presidenta da República eleita, Dilma Rousseff, convidou o deputado Antônio Palocci (PT-SP) para ocupar a chefia da Casa Civil do futuro governo e o atual chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para ser o titular da Secretaria Geral da Presidência. O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), também convidado, assumirá o Ministério da Justiça.
A presidenta eleita orientou os futuros ministros a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e garantia da estabilidade econômica.
Com a indicação de Palocci, Cardozo e Carvalho, já são seis os futuros ministros escolhidos pela presidenta eleita. Na semana passada, Dilma confirmou a permanência de Guido Mantega na Fazenda e a indicação de Miriam Belchior para o Planejamento e de Alexandre Tombini para o Banco Central.
Tombini será sabatinado pelo Senado na próxima terça-feira (7), quando sua indicação será também submetida ao plenário.
Juntamente com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, Palocci e Cardozo integraram a coordenação política da campanha de Dilma à Presidência e fazem parte da equipe de transição de governo, instalada em Brasília.
A confirmação dos novos ministros foi feita na tarde desta sexta-feira (3) por meio de nota da assessoria de imprensa da presidenta eleita. Dilma será diplomada pelo Tribunal Superior Eleitoral no próximo dia 17.
A posse da primeira mulher eleita presidente da República no Brasil será no dia 1º de janeiro de 2011.
PortalBrasil