Em agosto, a energia elétrica fica mais cara e para não ultrapassar o orçamento familiar, aprenda como fazer um consumo consciente
A conta de luz vai ficar mais cara neste mês. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária deixa de ser amarela, como foi em julho, e passa para vermelha no mês de agosto , o que significa que a cada 100 quilowatts-hora consumidos, haverá uma cobrança extra de R$ 4.
De acordo com a agência, a medida foi tomada porque há uma previsão de aumento no acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão, a diminuição do volume de chuvas, com a chegada da estação seca.
“Agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios”, disse a Aneel.
Sendo assim, quem quiser evitar um susto na hora de pagar a conta, é melhor adotar hábitos para economizar energia desde já. Uma boa maneira para evitar que o orçamento familiar passe do previsto, segundo a Light, é dar mais atenção aos aparelhos classificados como “vilões” do consumo. Ou seja, controlar os gastos do ar condicionado, chuveiro, geladeira, iluminação e computador.
Com o clima mais frio dessa época do ano, o tempo do banho costuma aumentar, e a temperatura também. Mas usar o chuveiro elétrico de maneira consciente, ou seja, sempre que possível em uma temperatura mais fria e reduzir a permanência embaixo da água pela metade, a economia pode ser de até 20%, garante a Light.
Trocar a iluminação da casa por lâmpadas de led também é outra atitude que faz toda a diferença no bolso do consumidor. Apesar de ter um custo maior, o led já foi mais caro. Além disso, esse tipo de lâmpada consome 1/3 da mesma energia de uma lâmpada comum, o que compensa o investimento gasto para fazer a troca.
Outra dica valiosa é retirar da tomada os aparelhos eletrônicos que não estão em uso. Parece uma bobagem, mas só de estarem em sand by, esses objetos conseguem ser responsáveis por 10% de toda energia consumida na casa.
Reduzindo a conta de luz
Confira mais dicas simples de como economizar energia elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que prometem diminuir seus gastos, sem diminuir a qualidade do serviço e a segurança da sua família.
GELADEIRA E FREEZER
- Evite abrir a porta da geladeira por tempo prolongado;
- Deixe espaço entre os alimentos e guarde-os de forma que você possa encontrá-los facilmente;
- Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as instruções do manual;
- Quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie o freezer e a geladeira e deixe-os desligados.
CHUVEIRO E AQUECEDOR
- Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho, feche a torneira enquanto estiver se ensaboando e seja breve. Tente tomar banho em cinco minutos;
- Quando o tempo não estiver frio, use o chuveiro com a chave na posição verão (morno); o consumo é 30% menor do que na posição inverno;
- Se seu imóvel tiver aquecedor central, escolha um boiler com capacidade adequada às suas necessidades; prefira modelos que disponham de tanque com melhor isolamento e controle de temperatura;
- Regule o aquecedor periodicamente e, ao usá-lo, ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente.
ILUMINAÇÃO
- Use lâmpadas de led nas dependências onde a luz fica acesa por mais tempo, como cozinha, copa e sala; não se esqueça de descartá-las e entregar as lâmpadas queimadas nos locais de venda;
- Aproveite a luz do sol para realizar tarefas dentro de casa, evitando acender lâmpadas durante o dia;
- Mantenha desligados os aparelhos elétricos que não estiverem sendo usados e as lâmpadas nos ambientes onde não há ninguém;
- Uma boa dica para quem vai pintar a casa é usar cores claras nos tetos e paredes – elas refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial;
- Periodicamente, faça a manutenção das instalações elétricas já que fios mal encapados e mal isolados causam fuga de corrente.
MÁQUINAS DE LAVAR E FERRO ELÉTRICO
- Ao usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida;
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez;
- Se o ferro for automático, regule sua temperatura;
- Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor; no final, depois de desligá-lo, você ainda poderá aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.
TELEVISÃO
- Quando ninguém estiver assistindo, desligue o aparelho;
- Não durma com a televisão ligada;
- Se necessário, uma opção é recorrer ao timer (temporizador) para que o aparelho desligue automaticamente.
AR CONDICIONADO
- Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho do ambiente em que será utilizado
- Prefira os aparelhos com controle automático de temperatura;
- Na instalação, procure proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação);
- Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas fechadas;
- Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado;
- Evite o frio excessivo regulando o termostato;
- Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.
A Aneel indica que os consumidores calculem e conheçam o consumo de seus aparelhos, para conseguir combater o desperdício de energia e, consequentemente, reduzir a conta de luz . Pensando nisso, a agência disponibiliza uma lista com o consumo médio dos aparelhos , para que cada um possa fazer, cada vez mais, um consumo consciente de energia elétrica.
Link deste artigo:https://economia.ig.com.br/2019-08-