Levantamento do FNCP mostra o prejuízo do país com o mercado ilegal
No Dia Nacional de Combate ao Contrabando (03 de março) o último levantamento feito pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) revela o tamanho do prejuízo do país com o mercado ilegal. Os dados do levantamento revelam as cifras bilionárias em impostos que deixaram de ser arrecadados e perdas registradas por 14 setores industriais brasileiros. O levantamento da entidade é feito desde 2014 e tem como base os dados apontados pelos próprios setores produtivos, que têm métricas próprias (pesquisas, avaliação de mercado).
Crescimento exponencial
Nos últimos oito anos, os prejuízos causados pelo mercado ilegal quadruplicaram. O presidente do FNCP, Edson Vismona, relata que os números dão apenas uma ideia do tamanho da ilegalidade, que pode ser ainda maior, já que a estimativa dos impostos que não foram arrecadados, por exemplo, é com base no percentual tributário de 46%, mas há produtos, como o cigarro, em que o imposto no Brasil pode chegar a 90%, dependendo do estado.
Fonte:
Edson Vismona: Advogado e presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). Atua no combate ao mercado ilegal desde os anos 90. Foi secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo e, no governo federal, foi secretário Nacional da Reforma Agrária. É presidente dos Institutos Brasil Legal e ETCO, que atuam no combate ao mercado ilegal e na defesa da ética concorrencial. Foi um dos fundadores e presidente da Aliança Latino-Americana Contra o Contrabando ALAC.