Data foi estabelecida em 1996. Conheça o motivo pela escolha do dia a ser comemorado.
Os profissionais fisioterapeutas são aqueles responsáveis por estudar o movimento humano, desde a sua reabilitação, fortalecimento e prevenção. Desde 1996, o Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado em todo o mundo em 8 de setembro. A data tem o objetivo de promover a união e solidariedade da comunidade global de Fisioterapia, alinhando seus valores profissionais, sem deixar de lado especificidades locais na luta pela profissão.
Estudantes, profissionais da área e público geral devem tomar cuidado para não confundir a data da celebração mundial com o dia do fisioterapeuta que é celebrado no Brasil em 13 de outubro, desde 2015.
Dia Mundial da Fisioterapia
A data de comemoração foi instituída em 8 de setembro desde 1996. O dia foi escolhido em homenagem à fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT) – hoje apenas “World Physiotherapy” – em 1951. A instituição é uma organização global com o objetivo de promover a profissão de fisioterapia e contribui para melhorar a saúde em todo o mundo.
Como é ser um fisioterapeuta
Quando se fala em trabalhar com fisioterapia, muitas pessoas têm em mente a imagem do fisioterapeuta que atua na reabilitação após lesões e cirurgias. No entanto, a profissão abrange uma área muito maior do que a fisioterapia ortopédica da que a maioria está acostumada. Portanto, o campo da fisioterapia disponibiliza diversos segmentos de atuação profissional, nos quais são cobertos pela área. Muitos deles permitem até a especialização através de cursos de pós-graduação. Veja:
• Aquática;
• Dermato funcional;
• Esportiva;
• Fisioterapia do trabalho;
• Gerontológica;
• Neurofuncional;
• Respiratória, entre outras.
A fisioterapia oferece uma diversidade de segmentos na atuação profissional | Imagem: AdobeStock
Regulamentação da profissão no Brasil
No Brasil, a entidade responsável pela normatização e fiscalização profissional é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e suas divisões regionais (CREFITO). Assim, o conselho busca defender os interesses das profissões, para que possam prestar à sociedade os serviços de excelência e de forma resolutiva.
Sendo assim, os fisioterapeutas precisam tirar o registro profissional, se dirigindo ao conselho da sua região, e apresentar o diploma de graduação em bacharelado em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional, em um curso autorizado pelo Ministério da Educação.
Bolsa de estudos para Fisioterapia com o Educa Mais Brasil
A faculdade de Fisioterapia proporciona ao aluno uma qualificação voltada para o mercado de trabalho. Com uma grade curricular formada principalmente por disciplinas ligadas às áreas de anatomia, biologia, saúde pública e fisiologia, exige do aluno um perfil crítico, reflexivo e sobretudo humano.
O Educa Mais Brasil oferece bolsas em Fisioterapia para que você tenha a melhor qualificação para ingresso no mercado de trabalho. O programa possui parceria com instituições de ensino superior de todo o país, e te dá a possibilidade de fazer toda a graduação em Fisioterapia com desconto na mensalidade!
Fonte: E+B Educação | Igor Anthony