Os consumidores cuiabanos, assim como os nacionais,
O Dia das Crianças deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio brasileiro, de acordo com levantamento da CNDL/SPC Brasil. Os números revelam um crescimento real com a inflação deduzida em torno de 16%, sendo que no total nacional, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.
Em Cuiabá, uma pesquisa local realizada pelo núcleo de inteligência de mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), com 250 pessoas, nos dias 29 e 30 de setembro, demonstra que a expectativa é positiva pelos empresários, já que 74,5% demonstraram otimismo de crescimento, outros 15,7% esperam um cenário estável e apenas 3,9% estão pessimistas.
O principal motivo para os otimistas é o crescimento ocorrido durante o ano, destacando principalmente o volume de vendas ocorrido durante as datas comemorativas que superaram as expectativas, já para os pessimistas o principal motivo que leva a pensarem dessa forma é a dificuldade encontrada em se recuperar pós a pandemia, onde para manter os negócios tiveram que contrair dívidas. A dificuldade em honrar os compromissos têm comprometido a renovação de estoques e investimento em divulgação.
Os consumidores cuiabanos, assim como os nacionais, estão pretendendo gastar mais, já que pretendem comprar 3 presentes em média. “Essa média é superior a nacional, que ficou em 2,2 presentes. Da mesma forma em relação ao gasto com os presentes, enquanto a média nacional ficou em R$ 241,60, em Cuiabá o consumidor relatou na pesquisa que pretende gastar, em média, R$ 304,65 com presentes”, afirmou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, reforçando que essa média de presentes deve-se ao público que será presenteado, já que 44,5% responderam que presentearão filho(s), 21,4% Neto(s), 20,3% Sobrinho(s), 4,8% Afilhado(s), 1% enteado(s) e 8% outros.
Dentre os presentes preferidos, foram destacados os Brinquedos (46%), Vestuário/moda (33,3%), Calçados (9,1%), Telefonia/Smartphone (2,8%), Eletrônicos (2,1%), Artigos Esportivos (1,8%), Cosméticos (1,8%), Materiais Escolares (1,1%), Games (0,4%), Outros (1,6%).
Quando citada sobre a escolha por possíveis gastos no setor de serviços, os entrevistados destacaram os passeios com gastos em shoppings (46%), passeios com gastos em parques (44%), Cinemas 5% e outros 5%.
Sobre os locais de compras preferidos para o dia das crianças, a preferência ficou pelas compras em Lojas no centro da cidade (38,8%), seguida pelos Shoppings Centers (25,1%), Lojas próximas nos bairros onde mora (20,4%), Internet (5,5%) e Outros (10,2%).
Quanto aos gastos, 63,3% relataram que irá comprar com pagamento à vista e os demais 36,7% parcelará. Já sobre os meios que utilizarão para pagamento, os que usarão Cartão de crédito, são 35,5%, seguido por pagamento em Dinheiro com 33,9%; Cartão de débito: 26,7%; Crediário: 2,8% e Pix: 1,2%.
A pesquisa também confirmou que 71,7% dos entrevistados começarão a pesquisar a compra do presente somente na véspera, seguido de 14,2% que irá pesquisar 7 dias antes. Além disso, ao serem questionados sobre o que o faz comprar determinado presente, as respostas foram: Desejo da criança (64,3%), Qualidade do produto (19,1%), Preço final de compra (5,1%) e Outros (11,5%).
Para o superintendente da CDL Cuiabá, os dados são muito positivos e praticamente consolida um cenário de vendas que em 2022 tem sido mais favorável para o varejo cuiabano. “Ao comparamos os números desse ano com 2021, gera a estimativa de crescimento próximo a 15%, isso já descontado os índices inflacionários”, pontuou ele.