O dia D da campanha contra a poliomielite – paralisia infantil – realizada no último sábado (26-08), em 60 postos implantados em Várzea Grande, imunizou 16,61 mil crianças entre zero e menores de cinco anos. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde municipal foram distribuídas 3,78 mil doses entre menores de um ano de idade e 12,82 mil doses aos menores de cinco anos.
A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria, Marta Terezinha Frizon, explica que o balanço refere-se a um único dia de campanha. “A segunda etapa de combate à doença, teve início no dia 21 deste mês e prossegue até o dia 20 de setembro. As unidades de saúde continuam oferecendo a vacina e todo o trabalho de imunização realizado dentro deste prazo será contabilizado à campanha”, explicou.
Preconizando a meta de cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde, de 95% das crianças desta faixa etária, a Secretaria objetiva que até o dia 20 do próximo mês, 24,50 mil menores de cinco anos terão recebido a segunda dose contra a paralisia infantil.
Para reforçar as estatísticas de imunização e intensificar a erradicação da doença no município, a Secretaria de Saúde está montando um cronograma de visitas às escolas da zona rural e às creches. “Ainda não temos as datas confirmadas, mas estaremos em campo novamente para levar a vacina às crianças”, revela Marta.