As Nações Unidas lembram que a cooperação internacional
O Dia Internacional de Preparação Epidemiológica foi instituído pela Assembleia Geral da ONU, que convida a todos os governos, sociedade civil, setor privado e cada indivíduo a transformar a tragédia humana da Covid-19 numa oportunidade para esta geração de se recuperar e reconstruir melhor da crise global gerada pela pandemia.
Comemorada pela primeira vez em 2020, a data lembra os desafios da pandemia de Covid-19 e de outras doenças com recorde de vítimas em todo o mundo.
As Nações Unidas lembram que a cooperação internacional e o multilateralismo desempenham um papel importante na resposta às epidemias.
A ONU reconhece o papel e a responsabilidade dos governos e demais partes relevantes no enfrentamento dos desafios globais de saúde, especialmente as mulheres, que representam mais de 70% dos profissionais do setor.
As principais doenças infecciosas e epidemias têm impactos devastadores nas vidas humanas, causando estragos no desenvolvimento social e econômico de longo prazo. As crises globais de saúde ameaçam sobrecarregar os sistemas de saúde já sobrecarregados, interromper as cadeias de abastecimento globais e causar uma devastação desproporcional dos meios de subsistência das pessoas, incluindo mulheres e crianças, e das economias dos países mais pobres e vulneráveis.
Há uma necessidade urgente de ter sistemas de saúde robustos e resilientes, que alcancem aqueles que são vulneráveis ou em situações vulneráveis.
Na ausência de atenção internacional, as epidemias futuras podem superar os surtos anteriores em termos de intensidade e gravidade. Há grande necessidade de conscientização, troca de informações, conhecimento científico e melhores práticas, educação de qualidade e programas de defesa de epidemias nos níveis local, nacional, regional e global como medidas eficazes para prevenir e responder às epidemias.
A cooperação internacional e o multilateralismo desempenham um papel importante na resposta às epidemias. Precisamos enfatizar a importância da parceria e solidariedade entre cada indivíduo, comunidade e Estado, e organizações regionais e internacionais, em todas as etapas da gestão da epidemia, bem como a importância de considerar uma perspectiva de gênero a esse respeito.
O sistema das Nações Unidas, em particular a Organização Mundial da Saúde, desempenha um papel fundamental na coordenação das respostas às epidemias, de acordo com seu mandato, e no apoio aos esforços nacionais, regionais e internacionais para prevenir, mitigar e abordar os impactos de doenças infecciosas e epidemias de acordo com o objetivo de fazer avançar a Agenda 2030.
Os Estados membros da ONU se comprometem a garantir uma participação inclusiva, igualitária e não discriminatória, com atenção especial para aqueles que são vulneráveis ou em situações vulneráveis com maior chance de infecção epidêmica.
The UN General Assembly invites all Member States, organizations of the United Nations system and other global, regional and subregional organizations, the private sector and civil society, including non-governmental organizations, academic institutions, individuals and other relevant stakeholders to observe the International Day of Epidemic Preparedness annually in an appropriate manner and in accordance with national contexts and priorities, through education and awareness-raising activities, in order to highlight the importance of the prevention of, preparedness for and partnership against epidemics.
Fonte : Nações Unidas