Nem todos os milionários nasceram com a conta recheada de dólares. Muitos batalharam para chegar lá. Esses bravos endinheirados seguiram alguns passos nada agradáveis e passaram por dificuldades antes de juntar tantos milhões. O site Business Insider conversou com psicólogos que detectaram comportamentos típicos – e muitas vezes óbvios – daqueles que hoje podem, literalmente, jogar dinheiro fora sem que isso faça tanta falta. O interessante é que eles jamais (em hipótese alguma) jogam dinheiro fora. Confira alguns traços desses milionários que sabem exatamente de onde veio o dinheiro que conquistaram:
Gaste menos do que ganha
Não se engane. Se você não tem o que gastar, não gaste. Nem que o cartão de crédito esteja disponível na sua carteira. Pode parecer um conselho tolo e simples, sobretudo na era do crédito, mas a verdade é que a dinâmica de se gastar mais do que se ganha pode se tornar um círculo vicioso do qual torna-se impossível sair.
Paciência é uma virtude
Mesmo seguindo à risca a regra número 1, você não vai se tornar milionário da noite para o dia. Assim, na maioria dos casos, sua riqueza só será acumulada à medida que você guardar seu dinheiro ao longo de vários anos. Paciência é o componente ideal — além de uma pequena dose de audácia nos negócios para tentar alavancar o patrimônio quando as oportunidades surgirem. Mark Zuckerberg fez isso.
Pague à vista e em dia
O milionário é inteligente o suficiente para entender que, se ele não pode se dar ao luxo de pagar em dinheiro, então ele não pode pagar. Por isso não costuma ser o usuário mais interessado em linhas de crédito. Se usa o cartão de crédito, paga a fatura total. Sempre.
Dinheiro não compra felicidade
Se você procura o nirvana, você precisa se concentrar em obter liberdade financeira. A felicidade não é o que o dinheiro pode comprar, mas a tranquilidade trazida pelo fato de não ter de pensar em dinheiro — e, sobretudo, de não ter dívidas.
Tenha um segundo emprego
Nem sempre é possível ter tempo para uma segunda ocupação. Mas para os que dispõem de períodos livres onde um segundo emprego possa ser encaixado, trata-se de um bom impulso à melhoria das finanças. Ter outro emprego não só aumenta o tamanho da sua conta bancária mais rápido, com também o mantém ocupado, tornando difícil gastar o que já se tem.
Seja feliz acima de tudo
Embora seja possível enriquecer fazendo algo que você não goste, a pergunta é “por que você faz isso?”. A vida é muito curta. A viagem será muito mais agradável se, ao fazer o que se gosta, o dinheiro se tornar uma das recompensas.
Não ter medo de pensar grande
Quando chega a hora de definir suas metas de poupança, o milionário não tem medo de pensar grande. O sucesso financeiro exige que você tenha uma visão acima da média, acima do que você pode entregar. Metas muito audaciosas são a marca registrada de um bilionário famoso: Jorge Paulo Lemann, um dos acionistas da Ambev.
Tenha um bom plano
O milionário sabe que não ter um plano é o mesmo que o planejamento falhar. Ele também sabe que os poucos milionários que atingiram o milhão sem um plano, chegaram lá por pura sorte.
Saiba gerir seu dinheiro
O empreendedor que quer ser milionário entende que o dinheiro é como uma criança; é incapaz de gerir a si próprio. Afinal, você não pode esperar que o seu dinheiro cresça como deve sem algum gerenciamento. Portanto, tenha controle sobre ele. Mas não deixe que ele tenha o controle sobre você.
O tempo é seu aliado
O jovem que, aos 20 anos, estabelece a meta de ficar rico, terá muito mais tempo para atingi-la. Ao fixar metas durante a juventudo, é mais provável que se tenha meios para disfrutar do dinheiro na aposentadoria.
Fonte:BetaVeja.com