sábado, 05/10/2024
InícioAgronegócioDevanir Ramos constrói uma trajetória promissora como leiloeiro rural

Devanir Ramos constrói uma trajetória promissora como leiloeiro rural

Formado em Técnico de Agrimensura, um jovem esforçado que saiu de Auriflama (SP) e andou pelo país em busca de seus ideais, encontrou em Mato Grosso a oportunidade de dar início à realização de um grande e antigo sonho. Devanir Ramos, hoje com 46 anos, poderia ser qualquer pessoa: um gerente regional de colchões, um representante de embalagens de papel, um vendedor de materiais de alta tensão ou até mesmo um colaborador de uma cooperativa por 12 anos. Mas ele não só poderia ser como foi tudo isso.

Por ironia ou coisas do destino, em 1995, a cooperativa na qual trabalhava o transferiu para Mato Grosso, mais precisamente para Rondonópolis. Ninguém sabia, mas uma história de sucesso ia começar.

Uma paixão antiga que veio de berço começou a despertar ainda mais em Ramos que nunca exerceu a profissão na qual se formou, pois preferiu o lado comercial dos negócios. Recorda com orgulho e saudade de seu pai, Sr. Antônio Narciso Ramos, que faleceu em 2001, sobre a história de vida e a paixão pela agropecuária. “Foram mais de 30 anos de trabalho com um pecuarista em Araçatuba, interior de São Paulo”, comenta Ramos.

A paixão pelo agronegócio e o apoio dos amigos, foram a dupla perfeita para que Devanir pudesse dar início à realização de um grande sonho. Entre os anos de 2001 e 2002, Ramos acompanhou como aprendiz o amigo e leiloeiro rural Marcus Rogério Cristovan em Poxoréu. Assim, foi ganhando conhecimento, experiência e contato direto com profissionais da área.

Em seguida, Devanir começou a trabalhar como leiloeiro preposto do seu amigo Álvaro Marques. Quando Devanir chegou à Cuiabá, já em 2005, foi acolhido pelo renomado leiloeiro rural Paulo Brasil que contribui para que os caminhos fossem se concretizando.

Isso foi apenas o começo. As portas do agronegócio estavam apenas começando a se abrir para que Devanir pudesse exercer a profissão que tanto sonhava.

No decorrer dos anos, Devanir foi se aperfeiçoando ainda mais na profissão. Ele declara que sempre está estudando e buscando novos conhecimentos. E o mais importante para ele é a satisfação do reconhecimento profissional.

Em 2004, recebeu o documento necessário para o exercício legal da profissão, a credencial que o tornou Leiloeiro Rural junto à Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Famato.

Recentemente passou por uma experiência que lhe rendeu bons frutos. Foi durante a Expogrande 2007 de campo Grande (MS) quando Ramos acompanhou o julgamento e o leilão do Cavalo Pantaneiro, raça original das regiões alagadas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Depois do evento, a comitiva da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pantaneiro convidou Devanir para conduzir o leilão durante a 28ª Semana do Cavalo Pantaneiro na exposição agropecuária de Poconé.

Com tantos trabalhos realizados e a paixão pelo que faz o deixa tão feliz que admite que a profissão não é estressante.

Devanir trabalhou em vários estados do país como Pará, Maranhão, Amazonas e Amapá. Para ele, os conhecimentos e até as amizades construídas enquanto exercia outras funções, acabaram sendo úteis na atual profissão. “Apesar de pouco tempo como leiloeiro, esses conhecimentos facilitam os relacionamentos com os vendedores e compradores”, completa.

Atualmente Devanir Ramos realiza leilões em Rondonópolis (região Sul do estado), Cuiabá, Poconé, Guarantã, Alta Floresta, Juara e Novo Progresso no Pará. Também já realizou leilões em Sinop, Primavera do Leste, Canarana, Nova Brasilândia e claro, em Poxoréu, local que estreou neste segmento.

A cada convite feito e a cada evento bem administrado, é um sinal de satisfação profissional e a certeza de ter cumprido o papel de Leiloeiro Rural. Isso aumenta o prazer pelo o que faz e a certeza de que há outras pessoas também realizadas e felizes.

Ele também tem o cuidado em se preocupar com os pequenos detalhes. Para que tudo saia conforme planejado, ele estuda, se concentra e conta com o apoio de uma equipe composta por um escritório, por pessoas que cuidam dos manejos dos animais e auxiliares de pista. “A persistência pela busca de informação e estudo para melhorar o desempenho nos negócios e na profissão nunca é demais”, aconselha.

Apenas seis anos como Leiloeiro Rural, Devanir Ramos orgulha-se de ter conquistado espaço e respeito nesta área. Atualmente realiza cerca de 120 leilões por ano. Com vontade, entusiasmo e acreditando no seu potencial, Ramos estipulou um aumento para superar esta meta. Pretende chegar a 150 eventos por ano.

Devanir acredita que hoje está no caminho certo. Pois para ele Mato Grosso se configura como um pólo lucrativo para o agronegócio. “O estado possui um amplo diferencial em aplicação genética, grande diversidade e qualidade das terras, baixo custo de produção principalmente com relação a grãos, cujo cultivo contribui na balança do agronegócio: a produção local em grande escala é um fomento para a pecuária”, concluiu.

Maria Fernanda Maia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes