O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) oferta 267 vagas para médicos e psicólogos que queiram fazer parte do quadro de credenciados da autarquia. São 119 vagas para psicólogos e 148 vagas para médicos em municípios do interior do Estado.
Um dos pré-requisitos para credenciamento é que os profissionais tenham o curso de especialização em Medicina do Tráfego ou capacitação de acordo com o programa aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e o curso de especialização em Psicologia do Trânsito.
O candidato deve estar em dia com o seus respectivos Conselhos Regionais e não estar envolvido em processo ético-disciplinar. Também deve apresentar cópia da documentação pessoal, das certificações profissionais e do imóvel onde executará suas atividades, além das certidões negativas civil e criminal das Justiças Federal e Estadual referentes aos últimos cinco anos e da certidão negativa de antecedentes criminais do Instituto de Identificação Criminal de Mato Grosso.
Todas as exigências legais para os profissionais estão dispostas na Lei Estadual 10.115/2014, na Portaria do Detran/MT nº 14/99 (médicos) e na Portaria do Detran/MT nº145/99 (psicólogos). Veja (anexo) os municípios onde há vagas e a lista da documentação necessária para o credenciamento.