O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) divulga nesta sexta-feira (18) às 8h30 relatório final de pesquisa que identificou a percepção das pessoas sobre o trânsito e sobre os trabalhos desenvolvidos pela autarquia.
O levantamento revela a opinião da população sobre o atendimento e a estrutura do órgão, campanhas educativas, trânsito e sinalização nas vias públicas. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas em setes cidades polo de Mato Grosso, o que representa um universo de quase 900 mil pessoas.
A pesquisa levou em conta moradores maiores de 18 anos habilitados ou que possuam veículo automotor, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças e Cáceres. Cerca de 50% dos entrevistados apontaram o trânsito nas cidades como sendo ruim ou péssimo, sendo que a mesma proporção considerou a estrutura viária o grande gargalo do trânsito.
Um dado curioso é que apenas 3% apontaram a falta de conscientização como sendo um grande problema. A amostra foi distribuída de forma proporcional com a população de cada município. Por conta disso, em Cuiabá se concentram 53,3% dos entrevistados. 61,5% são dos entrevistados são homens. A faixa etária dos entrevistados varia de 18 a 59 anos.
Já sobre os trabalhos desenvolvidos pela autarquia, 77% avaliaram como sendo serviços muito importantes para a administração estadual, sendo que campanhas educativas e exames de condutores tiveram mais de 70% de aprovação.
A pesquisa foi realizada no período de 27 de novembro a 02 de dezembro de 2009 e a margem de erro é de 5%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Voice, de Cuiabá.
O Detran apresenta a pesquisa completa nesta sexta-feira, as 8h30 da manhã, em entrevista coletiva no auditório da autarquia.