A partir de segunda-feira, dia 03 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso, via diretoria de habilitação, começa a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação.
A medida atende a Resolução 192 do Contran, publicada em 05 de abril de 2006. O novo leiaute é mais seguro contra falsificações. Além dos dois números de identificação nacional e um estadual, o novo modelo tem um código numérico de validação que é composto por dados individuais de cada CNH, a fórmula que gera esse número é de propriedade exclusiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O novo modelo da CNH contém, também, marca d’água com a imagem da Bandeira Nacional Brasileira e o logotipo “DENATRAN”. Outro item de segurança é a faixa holográfica bidimensional (semelhante a da nota de R$ 20,00). Essa faixa trará a inscrição: Departamento Nacional de Trânsito.
O documento antigo continua valendo até a data de vencimento, sendo assim, a troca só se fará necessária no momento da renovação. No entanto, quem desejar pode substituir o modelo atual pelo novo leiaute antes da renovação, porém a data de validade continuará a mesma do documento atual. O novo modelo não terá nenhum custo adicional em relação ao modelo anterior.