domingo, 22/12/2024
InícioAgronegócioDesmatamento aumentou sete vezes em apenas um mês em MT

Desmatamento aumentou sete vezes em apenas um mês em MT

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta segunda-feira revelam que o ritmo de desmatamento da Amazônia subiu 133% em agosto. O cálculo, feito por meio de imagens de satélites, indica que nesse mês foram destruídos 756,7 quilômetros quadrados de floresta, área equivalente à metade do município de São Paulo. Em julho, o instituto registrou 323,9 km² de florestas derrubadas.

Mato Grosso teve um aumento considerável de sete vezes a área de desmate em relação ao mês passado. Em julho foram 32,7 km² desmatados e, em agosto, 229 km². Em primeiro lugar continua o Pará como o Estado que mais desmata, com 435 km² de desmatamento. Rondônia foi o terceiro, onde a floresta perdeu 30 km².

A medição foi realizada pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas as áreas desmatadas ou degradadas que tenham área maior que 2.500 m². Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos são detectados.

Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento do ritmo de desmatamento é ainda maior, atingindo 229%. Em agosto de 2007, o Inpe registrou 230,2 km² de áreas devastadas.

Estatísticas

Apesar de registrar grande diferença em relação ao mês de julho, o desmatamento registrado em agosto mantém a média dos últimos 12 meses, período em que 8.673 km² de florestas foram derrubados na Amazônia.

Em comparação com os 12 meses anteriores, o desmatamento cresceu 83%, pois entre setembro de 2006 a agosto de 2007 os satélites registraram 4.731 km² de área desmatada.

F:TVCA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes