Chefes de executivos municipais se preparam para discutir os principais problemas que impedem o desenvolvimento econômico da região norte do Estado. Por iniciativa dos deputados estaduais José Riva (PP) e Dilceu Dal ’Bosco (PFL), representantes de 41 cidades foram convidados a participar do evento, em Sinop – distante 510 quilômetros de Cuiabá.
Os prefeitos, vereadores e secretários das administrações municipais, além de associações de classe, se reúnem na próxima sexta-feira (26), a partir das 08h30, no auditório do Senai, para preparem a pauta de trabalho que antecede o seminário: ‘Nortão: dificuldades, desafios e soluções’, datado para o dia 09 de fevereiro, no mesmo local.
O objetivo é elaborar um documento com as reivindicações dos municípios que fazem parte da Amazônia Mato-grossense de Floresta. A proposta será entregue por representantes do Governo Estadual e Poder Legislativo ao Governo Federal.
O primeiro secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), destaca a situação econômica do nortão como precária, que tem a economia fundamentada no setor madeireiro. “É uma questão que precisa ser rediscutida com o governo do Estado com urgência. São muitas famílias que dependem do setor para sobreviver”, frisou.
Riva lembra que existem conflitos entre Ibama e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ainda, a atual legislação ambiental, que entravam o desenvolvimento econômico da região. “Acredito que, para a solução dos muitos problemas do nortão, seja necessário uma união de esforços entre Ministério Público, Assembléia Legislativa, Polícias Civil e Militar, Intermat e todos os demais setores da administração pública. O nortão está carente de todos os serviços”, disse.
Assuntos como as barreiras do mercado europeu para carne da região; futuro da indústria madeireira; Amazônia Legal e Código Florestal; BR-163; atribuições entre Ibama e Sema e regularização fundiária estão entre os temas que serão discutidos.
“Será uma reunião para colocarmos ´o dedo na ferida´ dos maiores problemas que estamos vivendo hoje, no que tange o emprego, a industrialização da nossa região, o desenvolvimento econômico, a crise nos últimos meses. Não é um problema só de Sinop, mas de 41 municípios da Amazônia Legal em Mato Grosso”, argumentou o prefeito Nilson Leitão (PSDB).
Devem participar representantes das cidades de Sorriso, Vera, Feliz Natal, Sinop, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Itaúba, Santa Helena, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colíder, Nova Canaã, Carlinda, Alta Floresta , Apiacás, Nova Bandeirantes, Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara, Ipiranga do Norte, Itanhagá, Nova Maringá, Brasnorte, Nova Ubiratã, Juína, Castanheira , Juruena, Cotriguaçú, Aripuanã, Colniza e Rondolândia.