quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeDeputados se reunem com governador para solucionar problemas de greve

Deputados se reunem com governador para solucionar problemas de greve

O Governo do Estado não pode resolver com mão de ferro a situação dos servidores em greve. A declaração foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), durante a abertura dos trabalhos em Plenário, no segundo semestre, realizado ontem (02.08). Com a presença de alguns servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), investigadores e escrivãs, Riva chegou a mencionar a suspensão da sessão de hoje para que os deputados pudessem cobrar do governador Silval Barbosa uma posição.

Contudo, o próprio Silval garantiu a Riva, por telefone, que há uma determinação do Executivo de não ouvir categorias em greve. Riva explicou que a AL aguarda um relatório do Executivo contendo informações sobre a situação das categorias. E, às 14hs, os deputados se reúnem com o governador no Palácio Paiaguás.

“O secretário César Zílio (SAD) enviou o relatório . Em seguida, conversaremos com o governador. O diálogo é necessário exatamente pelo estado de greve. “Mesmo considerando ilegal a iniciativa, o governo não pode resolver com mão de ferro”, afirmou o presidente, ao garantir que a Assembleia Legislativa vai cobrar uma posição.

Também lembrou que a administração pública não pode ficar focada somente em obras físicas. “Tem que pensar no conjunto [servidores e obras] e gerar resultados à população. A Assembleia vai defender que o governo convoque todas as categorias em greve”, garantiu, ao declarar que houve erro na condução das negociações.

O deputado falou ainda sobre as dificuldades que o estado enfrenta na questão de investimentos nos municípios. A falta de recursos é visível nas áreas essenciais, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública. Destacou que recebe diariamente prefeitos e lideranças do interior que reclamam a angústia em que vivem os municípios. Citou como exemplo a falta de autonomia dos prefeitos em relação aos Consórcios Intermunicipais, já que o governo não liberou ainda as máquinas para a recuperação de estradas, conforme acordo anterior.

No semestre passado, Riva atendeu uma comitiva do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá reclamando a falta dessa autonomia. À época, o presidente do consórcio, Valdecir Kemer (prefeito de Jangada), há sete meses sem máquinas para a recuperação de estradas estaduais, disse que a população dos municípios mato-grossenses padece com ruas deterioradas por conta do período chuvoso e prefeitos reclamam a “perda de tempo” do Governo do Estado, que não libera as máquinas para aproveitar o período de estiagem e realizar os serviços. As prefeituras, ainda, amargam as dificuldades financeiras para conseguir manter funcionando os serviços essenciais, por causa da escassez dos recursos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes