Foi realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, audiência pública, requerida pelo vereador Carlos Haddad (PTB), para discutir a construção do autódromo da capital mato-grossense.
A principal crítica durante a audiência foi quanto a ausência de representantes dos poderes executivo municipal e estadual, o que demonstrou total desinteresse por parte dos mesmos na discussão do assunto.
O debate apontou a importância da construção do autódromo, mostrando onde vários segmentos da sociedade serão beneficiados, direta e indiretamente, pela obra sob a ótica econômica e social, devido a geração de trabalho, emprego e renda com a alavancagem do turismo regional.
O vereador ressaltou o expediente encaminhado pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que propõe a formação de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade da construção do autódromo, para sediar a realização de corridas automobilísticas incluídas no calendário oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Todos os participantes aprovaram a formação do grupo para analisar a viabilidade da proposição, no âmbito da esfera administrativa estadual.
O deputado Chico Galindo (PTB) participou da audiência pública, onde classificou como inadmissível a ausência de representantes estaduais e municipais.
Galindo antecipou que manteve conversas com seus colegas Guilherme Maluf, Chica Nunes (PSDB) e Sérgio Ricardo (PR) para que parte dos recursos referentes às emendas do ano de 2009, destinadas a cada deputado, sejam direcionados para o início da construção da pista do autódromo, já que a cessão do terreno foi assegurada pelo empresário Carlos Trevisan. O valor total previsto, por enquanto, por esses parlamentares pode chegar a até R$ 3 milhões. “Conversarei ainda com todos os outros deputados para ver a possibilidade de que cada um destine algum percentual para que possamos dar início às obras do autódromo em Cuiabá no início de 2009”.
O vereador Carlos Haddad leu, em um blog de uma jornalista, a intenção do governador Blairo Maggi em construir o autódromo em Rondonópolis. Todos os convidados e presentes no evento foram contrários à idéia de que Cuiabá não seja contemplada com a obra.
Além da capital do estado possuir toda a logística para realização de eventos desse porte, a estrutura, o espaço, hotéis e restaurantes da cidade comportam todos os visitantes que virão para participar ou prestigiar as corridas.
De acordo com Luiz Carlos Nigro, presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares, Cuiabá está perdendo muitas oportunidades para o interior. “Estamos dormindo em berço esplendido.
Se não acordarmos será tarde demais para trazermos investimentos e viabilizarmos projetos que sejam positivos economicamente para a capital”, ressaltou Nigro.
Segundo Paulo Bôscoli, do sindicato das Concessionárias de Veículos, o projeto só irá adiante se houver empenho político e coletivo e aspectos positivos sobre os resultados inicialmente almejados. “O retorno só vem quando o que se propõe é interessante a todas as partes”, frisou, ao complementar que o retorno será bem maior se o autódromo for construído em Cuiabá, já que o diferencial é a estrutura que Rondonópolis ou outro município do estado não tem.
Para o chefe de gabinete do deputado Guilherme Maluf, Petrônio Sobrinho, que na ocasião representou o deputado, que estava em Brasília cumprindo agenda de compromissos, o que deve haver é a união de esforços entre o governo do Estado, município e até mesmo do Governo Federal, como forma de pressão política para a viabilidade e a execução das obras do autódromo em Cuiabá. “A proposta do deputado Guilherme Maluf é direcionar todos os encaminhamentos, uma vez que a construção de um autódromo envolve uma série de obras infra-estruturais urbanas, o que aponta a necessidade da participação da prefeitura na elaboração dos estudos técnicos. Tudo isso deverá ser observado pelo grupo de trabalho multissetorial, a ser criado por ato formal do Governo do Estado”.
A idéia da construção de um autódromo na capital cuiabana já existe há muitos anos e é sustentada por pessoas apaixonadas pelo esporte de velocidade, até agora sem apoio político, institucional ou administrativo.
Todos os presentes foram unânimes em dizer que o apoio dos políticos será de grande importância para agilidade e andamento de todo o processo, desde a conversa com o governador Blairo Maggi, até a execução das obras em si.
“Temos certeza que com a união dos deputados e a soma de esforços esse projeto sairá do papel para todos aqueles que esperam por esse feito há mais de 30 anos”, finalizou Carlos Haddad.
Participaram ainda da audiência o representante do setor Hoteleiro, Luiz Verdume, o diretor da federação de Velocidade no Asfalto de Mato Grosso do Sul, Mário Milton, o campeão Brasileiro de Arrancada Turbo ‘A’ e da Associação de Preparadores e Pilotos de Arrancada (APPA), Fábio Luiz Quizin, além de demais pessoas ligadas ao segmento do setor.