Os 24 deputados eleitos, nas eleições de 7 de outubro de 2018, tomam posse na próxima sexta-feira, (1º), às 9 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa. Depois da posse, no plenário Deputado Renê Barbour, os parlamentares elegem a nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.
De acordo com Regimento Interno da Assembleia Legislativa, até momentos antes da eleição, os deputados podem compor as chapas para concorrer aos sete cargos da Mesa Diretora. Os principais cargos são a presidência e a 1º secretaria. Além desses, a Mesa é composta ainda pelo 1º e 2º vice-presidente, e 2º, 3º e 4º secretários.
A primeira sessão, que marca a abertura da 19ª Legislatura, será na segunda-feira (4), às 9 horas, no Plenário das Deliberações. Para a instalação da 1ª sessão legislativa, os chefes de outros Poderes são convidados. O governador do Estado, tradicionalmente, lê a Mensagem do Executivo.
Dos 24 deputados estaduais que tomarão posse, 10 deles foram reeleitos. O MDB ficou com a maior bancada, elegendo três deputados. Depois da posse, o deputado Allan Kardec, eleito pelo PDT, cede a vaga para o suplente Romoaldo Junior que é do MDB. Com isso, a sigla fica com quatro deputados. Kardec vai ocupar o cargo de secretário de Estado de Cultura.
Os partidos PSB, DEM, PSL, PSDB, PSC, PT, DC e PV, elegeram, cada um, dois parlamentares. O PSD, PROS, PRB e PP, terão um deputado cada, nessa legislatura.