Integrantes do Congresso dos Estados Unidos expressaram, nesta quarta-feira, sua esperança de que o país coloque um fim ao “período de negligência e ignorância” que caracterizou as relações com o Brasil.
O democrata Eliot L. Engel, presidente do subcomitê para o Hemisfério Ocidental da Câmara de Representantes, a câmara dos deputados americana, disse que uma delegação de deputados virá ao país em novembro para tratar de temas que preocupam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas relações com Washington.
“O Brasil cumpre com todos os fatores e representa os valores que os Estados Unidos buscam em seus amigos mais próximos”, disse Engel. “Mas nós nunca prestamos muita atenção ao Brasil e nem ao que está acontecendo nesse país”, afirmou.
Stanley A. Gacek, diretor do departamento internacional da Federação Sindical Americana (AFL-CIO, na sigla em inglês), disse que o Brasil ainda sofre com a carga de anos de escravidão no trabalho, pobreza em massa e desigualdade de renda.
Gacek pediu aos deputados que, em qualquer entendimento visando melhores relações, seja incluído um debate sobre organizações sindicais e seus objetivos.