A elaboração de uma pauta de reivindicações conjunta, com o objetivo de obter melhorias para os municípios que integram a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, deve ser elaborada pelos deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
A sugestão será do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), que ao receber o prefeito de Jangada, Valdecir Kemer, o Gauchinho (PSD), além de vereadores de Várzea Grande, Barão de Melgaço e Acorizal, nos últimos dias, disse sobre a intenção de debater melhorias para a região.
“Queremos discutir com os deputados com base na baixada cuiabana, uma pauta de reivindicações para a região. Recebemos os prefeitos e vamos encaminhar para os parlamentares e discutir o que podemos fazer para toda a região metropolitana, em suas necessidades comuns”, disse.
Outra ideia de Maluf que será levada aos parlamentares, é a elaboração de um estudo de viabilidade dos municípios que congregam a região. “Esses municípios do Vale do Rio Cuiabá, antigamente chamada de baixada cuiabana, todos possuem praticamente as mesmas dificuldades, contam com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, acredito que podemos propor um estudo para que seja avaliada a vocação sócio-econômica desses municípios, e em cima desses estudos, as prefeituras podem encaminhar políticas públicas. Para isso, vamos conversar com os demais parlamentares, e posteriormente, com Prefeitos e Câmaras Municipais para encaminhar esse estudo”, explicou.
Entre as prioridades do presidente da Assembleia Legislativa, está a proximidade com as prefeituras na produção de conhecimento. “O Poder Legislativo não executa obras, mas pode produzir conhecimento. Atualmente, muitas dessas cidades estão apenas sobrevivendo, sem a perspectiva de crescimento. Podemos contribuir até para que esse estudo subsidie os projetos dos municípios para melhorar a vida das pessoas. Precisamos fazer um movimento em prol desses municípios da baixada”, concluiu.
De acordo com o prefeito, a ação dos parlamentares vai resultar em melhorias para a região. “Queremos buscar melhorias para a Região Metropolitana, que tem muito potencial, produzindo receita através do pescado, leite, frango, frutas, hortifruti, falta o incentivo de forma efetiva para desenvolver a cadeia e beneficiar o Estado. Esse estudo de viabilidade econômica que é analisado pelo presidente da Assembleia Legislativa é importante porque vai levar o olhar da gestão pública para esses municípios”, avaliou Valdecir Kemer.
A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá é composta pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger, e como entorno metropolitano, os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.