domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaDeputados discutem implantação de um novo linhão em MT

Deputados discutem implantação de um novo linhão em MT

O deputado José Riva (PP) participou na Assembléia Legislativa, da audiência pública sobre a linha de transmissão de 230 KV que será construída ligando Aripuanã (1.196 quilômetros ao Norte de Cuiabá) e Juína (800 quilômetros ao Norte da capital) numa extensão de 188 quilômetros de rede que prevê investimentos de R$ 600 milhões por parte da empresa Energia Águas da Pedra, que também será a responsável pela Usina de Dardanelos, em Aripuanã.

De acordo com o diretor presidente da empresa energética, José Picolli Neto essa linha de transmissão terá prazo de 38 meses para execução e será integrada ao Sistema Nacional de Energia. Quanto à Usina de Dardanelos, quando entrar em operação, gerará energia suficiente para abastecer uma cidade do porte de Cuiabá por 10 anos, o que vai tornar a região Norte de Mato Grosso auto-suficiente na produção de energia para consumo próprio.

Para a construção da linha de transmissão Aripuanã-Juína serão instalados três canteiros de obra, um saindo de Aripuanã, um intermediário e o terceiro saindo de Juína e não haverá problemas ambientais para instalação das torres de 35 metros (com espaçamento de 450 metros entre uma e outra) uma vez que o trajeto evita áreas de preservação permanente, reservas indígenas e margens de rodovias. José Picolli Neto também revelou que a composição acionária da usina está distribuída entre três empresas: Eletronorte (24,50%), Chesf (24,50%) e Neoenergia (51,00%).

A audiência pública durou cerca de três horas e serviu para mostrar aos participantes, autoridades, representante do Ministério Público e secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, todos os detalhes do projeto já autorizado pela própria Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da linha de transmissão energética.

Para o deputado José Riva, a implantação dessa linha de transmissão atende uma antiga reivindicação da população da região Norte de Mato Grosso. “A falta de energia ou deficiência no sistema de abastecimento energético da região sempre foi um entrave para o desenvolvimento de muitos municípios. Essa obra é de extrema relevância e importância para aquela parte do Estado e não tenho dúvida que, a partir da sua inauguração, a região vai experimentar um novo ciclo econômico e de desenvolvimento, com a atração de várias indústrias que vão ajudar na diversificação de serviços, ofertando novas oportunidades de negócios e ajudando na geração de emprego e renda para o Nortão de Mato Grosso”, argumenta o parlamentar.

Além do deputado Riva, participaram da audiência pública o deputado federal Eliene Lima, o prefeito de Juína, Hilton Campos (PR), além de técnicos e empresários interessados no assunto.

AL/Luis Acosta

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes