O deputado Walace Guimarães (DEM) trouxe a tona, em Plenário, a importância da reunião entre lideranças políticas da região dos municípios do Vale do Guaporé e o chefe da Casa Civil, Eumar Novack, para tratar da disponilidade de equipamentos, veículos e logística e que tratou sobre segurança pública.
Por se tratar de região de fronteira, Guimarães pediu as autoridades que voltem as atenções ao crescente índice de criminalidade no local, especialmente no que diz respeito ao tráfico de entorpecentes. O parlamentar garantiu que está disposto a “provocar” as autoridades ligadas à segurança pública a fim de que forneçam equipamentos e suporte logístico para que se desenvolva um trabalho efetivo de policiamento da área.
Com base política em Pontes e Lacerda, o deputado Antonio Azambuja (PP, solicitante da reunião dessa quarta-feira (24),destacou o esforço do Governo do Estado em melhorar o setor, mas lembrou que se trata de uma área diferenciada e de atuação diferente das polícias.
“Não se trata só de Pontes e Lacerda, masde todos os municípios da região que sofrem esse eçoite. Depois, não adianta mandar para Cuiabá capturar bandidos quandos estes já passaram para a Bolívia”, declarou Azambuja, pedindo que o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) seja reestruturado e volte à ativa.
O deputado Carlos Brito (PDT) sugeriu que os parlamentares levem ao conhecimento do secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, para que haja uma ação efetiva especialmente no que diz respeito a atuação do Gefron.
Ferananda Borges/AL