Por 17 votos a 3, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT) derrubou o veto do Executivo ao projeto de lei que determina a aplicação da lei da Ficha Limpa para o primeiro escalão do Governo do Estado. Autor da proposta, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) agradeceu o apoio dos colegas deputados na derrubada do veto, ressaltando que quando sancionada, a lei vai garantir e integridade administrativa para o Executivo Estadual.
Maluf lembrou que nos últimos anos, vários secretários têm sido acusados de praticar crimes contra o sistema público. “A Lei da Ficha Limpa foi uma das maiores conquistas da sociedade. Conseguimos derrubar o veto do Executivo contanto com a sensibilidade dos colegas deputados sobre a importância do tema. Com essa lei, nós vamos garantir que apenas pessoas sérias e idôneas participem da administração pública”, pontuou Maluf.
O projeto do parlamentar do PSDB utilizou como base a Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos com condenações em 2ª instância em decisões colegiadas.
“A proibição dos candidatos fichas sujas foi um avanço importante, o primeiro passo para se mudar a cara da política brasileira. Buscamos apenas aplicar esse mesmo conceito nas outras esferas do sistema público”, afirmou Maluf.
O Legislativo deve promulgar a lei nos próximos dias.