Deputados aprovam a ampliação da idade máxima, de 25 para 30 anos, para o ingresso na carreira da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. A idade mínima exigida continua sendo de 18 anos. A matéria aguarda sanção do governador Blairo Maggi (PR).
A mudança no Estatuto dos Militares de Mato Grosso é de autoria do deputado Alexandre César (PT) e do presidente do Legislativo estadual, deputado José Riva (PP). A alteração proposta pelos parlamentares está no artigo 11, inciso II da Lei Complementar nº 231, de 15 de dezembro de 2005.
Agora, Mato Grosso é o quinto estado da federação a estender a idade máxima para o ingresso na Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em Goiás, a idade máxima é de 32 anos, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais o limite é 30 anos.
“A sanção da matéria vai ao encontro de inúmeros pedidos efetuados pelas pessoas que sonham com a carreira das forças auxiliares, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, disse o presidente do Parlamento, José Riva.
Para o deputado Alexandre Cesar, a matéria é pautada no princípio da razoabilidade, porque limitar a 25 anos de idade o ingresso nas instituições militares do estado não contempla o desejo do cidadão mato-grossense. “No concurso anterior, para se ter idéia, as vagas não foram totalmente preenchidas devido à restrição da idade”, destacou o parlamentar.