O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), declarou que o parlamento irá intensificar ações no sentido de garantir a aplicação de recursos em obras fundamentais para o desenvolvimento no sistema de logística de transportes no Estado. A medida, segundo Silval, vai garantir ao setor produtivo maior poder de competitividade no mercado interno e externo de exportações.
“São obras que conseguimos ajudar o governo a retomá-las após vários anos de paralisação, como, por exemplo, a continuidade da pavimentação da BR-158, importante via de escoamento para produção da região Araguaia”, lembra Silval Barbosa. A obra da 158, num trecho de 224 km, só foi viabilizada por uma parceria inédita fechada entre governo estadual, União, Assembléia e bancada federal.
Os 24 deputados estaduais abriram mão de R$ 500 mil, cada um, das emendas a que tinham direito no orçamento para direcionar à obra da BR-158. Foram R$ 12 milhões fundamentais para que o governador Blairo Maggi (PPS), garantisse ao Ministério dos Transportes a sustentação de metade do convênio, que tem valor total de R$ 63 milhões. O governo federal, por meio da bancada no Congresso, garantiu os outros R$ 31,5 milhões.
Agora, disse Silval, a implementação de ações do Legislativo, em trabalho de apoio ao governo do Estado, inclui investimentos em outras regiões do Estado. Na região Norte, a pauta prevê a conclusão da BR-163 até o porto de Santarém, no Pará, ao mesmo tempo assegurando um programa de regularização fundiária junto ao Incra.
“É um programa de gestão em infra-estrutura para possibilitar o pleno suporte ao desenvolvimento sócio-econômico e ecológico que deve ocorrer em nosso Estado após toda essa crise que atingiu a cadeia produtiva nacional”, afirma Silval Barbosa, justificando a iniciativa do parlamento em discutir as saídas para o enfrentamento dos problemas de infra-estrutura com investimento prioritário nas áreas de transporte ferroviário, hidroviário e de estradas.
O deputado ressalta a importância que a duplicação das BR’s 364 e 163 tem para a economia do Estado. No caso da 364, a proposta inicial é dar continuidade às obras de duplicação na Serra de São Vicente, paradas há um bom tempo. O próximo passo seria a duplicação da mesma rodovia até a localidade de Posto Gil, próximo ao município de Diamantino, já na extensão da BR-163.
FERRONORTE – Outra obra prioritária, segundo Silval Barbosa, e que daria maior ‘fôlego’ para Mato Grosso no competitivo mercado produtivo, seria a chegada dos trilhos da Ferronorte até Rondonópolis, Cuiabá, com projeto de se estender até Rondônia, passando pelo médio-norte. Segundo Silval Barbosa, esforços também serão somados às demais esferas de Poder para estender os trilhos da ferrovia Norte/Sul na região do Araguaia e assegurar a interiorização dos trilhos passando por importantes pólos produtivos de Mato Grosso, com previsão de chegar até ao Porto de Itaqui, no Maranhão.
“Com essas ações esperamos modernizar toda a estrutura para atender a demanda pelo setor de transportes em Mato Grosso. Sem contar o grande potencial hidroviário que temos e estamos estudando meios para melhor explorar suas vantagens econômicas e ambientais”, afirma Silval Barbosa.