Mais de três horas, os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde de ontem quarta-feira (03.08) com o governador Silval Barbosa, na sede do Palácio Paiaguás. Inconformados, os parlamentares foram reivindicar ao Governo a abertura das negociações com as categorias de servidores públicos que estão em greve por reestruturação das carreiras. Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), a audiência trouxe alguns avanços, porém ratificou o seu posicionamento contrário a do Governo de não negociar com servidores em greve. “Acho que quem deveria dar uma demonstração de humildade é o governo”, declarou o chefe do Legislativo.
Segundo ele, a Assembleia Legislativa cumpre o seu papel de intervir em situações como essas, que impactam o setor financeiro do estado. “A reunião atingiu alguns objetivos, mas queríamos que o Governo atendesse as categorias ainda hoje. Em minha opinião, o governo sempre perde quando não abre para o diálogo. Foi assim com o saudoso Dante de Oliveira. Na época do ex-governador Blairo Maggi houve resistência no início, mas depois o diálogo prevaleceu obtendo êxito nas negociações. E também com o prefeito de Cuiabá Wilson Santos que não abriu ao diálogo e perdeu”, pontuou Riva.
O deputado destacou a necessidade do próprio governador Silval Barbosa de sentar para discutir com cada uma das categorias ainda nesta quarta-feira. “Não fez e será o secretário Zílio que vai atender. Segundo o governador, ele tem toda autonomia e, vendo que é possível fechar um acordo, fará”, informou Riva. Ficou acertado que será feita uma agenda com a Assembleia Legislativa. Nesta sexta-feira (05), serão atendidos pelo próprio secretário César Zílio, os servidores do Detran na sede AL; na segunda-feira (08) será a vez dos da Sema e na terça-feira (09) os investigadores e por último, na quarta-feira (10), os da Polícia Militar.
Pela situação financeira e impasse gerado com as categorias em greves como a do Detran e da Sema, que impactam na economia do estado, o deputado disse que se for necessário vai utilizar medidas previstas na Lei Complementar 101, a de Responsabilidade Fiscal, inclusive, de demitir servidores comissionados.
RECIPROCIDADE – Durante a reunião também foi conversado sobre a relação dos deputados com os secretários. A reclamação, em geral, é a dificuldade que os parlamentares estão tendo de serem atendidos pelos gestores das pastas. “Não é um problema com deputado A, B, ou com o Riva. É a forma de tratamento com todos, com o colegiado de deputados. E deixamos claro que a relação será recíproca, do mesmo jeito que os deputados foram tratados lá, os secretários serão aqui”.
O OUTRO LADO – Ao se pronunciar sobre os encaminhamentos da reunião com os deputados estaduais e Governo do Estado para discutir a greve dos servidores do Detran, Sema e Polícia Civil, realizada na tarde desta quarta-feira (03), o secretário de Administração, Cézar Zílio reconheceu que o governo realmente administra Mato Grosso à mão de ferro. A declaração se deu em resposta ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) que repudia a atitude do Executivo em não abrir para o diálogo com as categorias em greve, que é uma prerrogativa legal.
“O deputado [Riva] tem razão quanto à mão de ferro, pois temos compromissos a cumprir”, disse Zílio. O secretário também informou que o governo vai apresentar dados do orçamento estadual às categorias na tentativa de convencê-los de que não há folga financeira para atender às reivindicações. “Vamos conversar com os servidores sobre as dificuldades orçamentárias e financeiras. Estamos no limite e os servidores serão alertados de que não é porque não queremos atendê-los, não temos caixa para isso”, explicou Zílio.
“Faremos uma agenda em conjunto e trataremos a respeito das propostas que já foram remetidas aos servidores. Vamos ratificar a proposta que governo apresentou e fazê-los entender que já estamos no limite de responsabilidade e não podemos avançar sob pena de colocarmos as finanças e comprometer inclusive a folha de pagamento”, declarou.
Ouçam a entrevista do Deputado Riva no link Entrevistas deste site…
Redação/Itimara figueredo Assessoria