Desde que iniciaram a obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, o trânsito se tornou um transtorno diário à vida dos motoristas. Atento ao fato, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) indicou a realização de um estudo de viabilidade para a implantação de um sistema de rodízio de carros na região Metropolitana de Cuiabá.
A indicação foi encaminhada, via Assembleia Legislativa, ao governador Silval Barbosa (PMDB). Zeca Viana alerta que a Secretaria Extraordinária da Copa FIFA 2014 deve realizar uma pesquisa de viabilidade em conjunto com as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, que seriam as responsáveis pela implantação do sistema de rodízio de carros.
“Trata-se de uma medida a curto prazo, apenas para o período das obras, mas de extrema necessidade para dar vazão ao fluxo de carros. Antes das obras, Cuiabá e Várzea Grande já vinham sofrendo com pontos de estrangulamento no trânsito, mas com as obras a situação se agravou, estamos vivenciando longos congestionamentos”, avaliou Viana.
Implantado em 1997, o sistema de rodízio de São Paulo tem sido o parâmetro para o restante do país. A alternância da placa de carros e o hábito de pegar carona já se incorporaram à cultura paulistana. Várias cidades já estudaram a implantação, com pareceres prós e contras. A implantação a curto prazo tem sido recomendada.
O sistema de rodízio visa a proibição de circulação de veículos, tendo como base o número da placa, em determinados locais, dias e horas, durante a semana. O descumprimento da determinação implica em infração de nível médio, multa e inclusão de quatro pontos na carteira do motorista.
“É preciso que fique claro que se trata de uma medida a curto prazo. Pois, sem sombra de dúvidas, as obras de mobilidade urbana da Copa serão o grande legado da população. Mas precisamos amenizar os transtornos em ações planejadas”.
Entre as obras citadas pelo deputado estão as trincheiras da Miguel Sutil (que já começaram) e as do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), com previsão para iniciar em 1º de agosto.