A preocupação com a destinação final de pneus que não são mais passíveis de reutilização, denominados de pneus inservíveis, é hoje um dos mais sérios problemas ambientais a serem enfrentados pelo poder público. Por esse motivo, o deputado Adalto de Freitas Filho (PMDB), o Daltinho, apresentou projeto de lei que propõe medidas de destinação para os pneumáticos inservíveis.
De acordo com Adalto, o projeto visa proteger o meio ambiente, natural e urbano, além de melhorar a qualidade de vida da população, com a implementação das calçadas ecológicas, em obras fomentadas, no todo ou em parte, pelo governo estadual.
“Preservar o meio ambiente, tanto natural quanto urbano, é uma das maiores necessidades do mundo atual, e o aumento da área de permeabilização do solo urbano é uma das medidas que podem ser facilmente adotadas”, explica Daltinho.
Segundo Daltinho, essas medidas irão, além de embelezar as vias públicas, melhorar as condições de sombreamento, acrescendo de área verde e de vegetação nas zonas urbanizadas, reduzindo os impactos de enchentes e alagamentos.
Os revestimentos impermeáveis como asfalto, concreto, cerâmica, rochas, dentre outros, seriam substituídos por áreas ou faixas de permeabilidade, ou por sistemas drenantes, revestidos com materiais porosos.
Todos os pneumáticos recolhidos deverão ser destinados à pavimentação asfáltica, em processo úmido ou em processo seco, na proporção mínima de 80% (oitenta por cento) do total de pneumáticos recolhidos.