Projeto de Lei do deputado estadual Luiz Marinho (PTB) estabelece diretriz para a promoção da atividade pedagógica de complementação curricular Horta nas Escolas da Rede Pública Estadual.
O deputado entende que por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudáveis, fortalecendo culturas alimentares de diversas regiões, aprendendo principalmente a aproveitar integralmente os alimentos.
Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educados, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
“Para atingir a sustentabilidade do projeto, as atividades de educação ambiental, alimentar e nutricional utilizadas nas hortas devem ser incorporadas ao sistema escolar e às políticas públicas”, explica.
Segundo Marinho o Projeto foi conce
bido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes na faixa etária de 7 a 14 anos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades ao seu redor, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher,decidir o que fazer do que colheu, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta.