O deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) propôs a criação do projeto Pronuti/Vida, um programa gratuito de nutrição, destinado a pessoas com erros inatos de metabolismo ou alergias alimentares graves.
O projeto de lei visa garantir atendimento médico e de profissionais de nutrição, além de receber, periodicamente, em sua moradia, os alimentos apropriados para seu consumo, sem qualquer custo, quando for diagnosticado o problema metabólico e/ou de alergia grave.
“A nossa propositura visa proteger a saúde de inúmeras pessoas que possuem erros metabólicos inatos e/ou alergias alimentares graves. Essas pessoas desenvolvem, no geral, sérias alergias aos alimentos comuns e ao consumi-los acabam sofrendo processos alérgicos gravíssimos, não raro acompanhados de ataques convulsivos, podendo, inclusive, levar a morte”, ressalta o parlamentar.
O parlamentar destaca que, em vista dos problemas, estas pessoas ainda passam a se alimentar de maneira precária, comendo os pouquíssimos alimentos que não atacam seus organismos e terminam por desenvolver anemia, e desnutrição profunda. “Entendemos que, além de ser uma obrigação constitucional do Estado proteger a saúde das pessoas, é também de incumbência estadual cuidar da alimentação desses portadores de anomalias metabólicas ou de alergias alimentares graves. É dever, ainda, em razão da própria Constituição garantir a assistência aos desamparados e a inviolabilidade da vida”.