sábado, 06/07/2024
InícioPolíticaDeputado defende derrubada do veto sobre criação de municípios

Deputado defende derrubada do veto sobre criação de municípios

Prevaleceuo veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar que permite a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Principal defensor da criação de novas cidades em Mato Grosso, o deputado estadual José Riva (PSD) encaminhou documento a todos os senadores e deputados federais defendendo a derrubada do veto.

 

Representante do parlamentar na sessão conjunta da Câmara e do Senado que começa às 19h, o presidente da Associação Mato-grossense de Apoio as Áreas Emancipandas e Anexandas (Amaea), Nelson Salim Abdalla, conversou nessa manhã com os deputados federais Eliene Lima e Roberto Dorner, ambos do PSD, Nilson Leitão (PSDB) e Valtenir Pereira (Pros), para pedir apoio na derrubada do veto presidencial.

 

“Existe clima para a derrubada do veto. Antes da sessão, conversaremos com outros parlamentares, explicando a importância de se criar novos municípios. Também já encaminhamos expediente aos 81 senadores e 513 deputados federais pedindo apoio na votação”, disse Nelson Abdalla.

 

Para justificar a derrubada do veto, Riva argumentou que o projeto foi discutido exaustivamente na Casa Civil da Presidência da República. “É um projeto em que a União colocou todas as dificuldades possíveis, e a proposta é extremamente criteriosa, impedindo as emancipações que não respeitem critérios técnicos de viabilidade. Depois de 16 anos, foi finalmente aprovado no Senado e na Câmara Federal e para a nossa surpresa, a presidente vetou. Com isso, o governo federal agrava o engessamento do crescimento brasileiro”, argumentou.

 

O parlamentar afirma que a criação de municípios aproxima o cidadão do poder público, pois atualmente existem distritos a 200 km de distância da cidade. “Os últimos municípios criados, em 2000 (Itanhangá e Ipiranga do Norte), registram avanços e atendem a população com muito mais eficiência”, disse.

 

Durante a abertura da colheita da safra 2013/2014 na última semana, em Lucas do Rio Verde, que contou com a presença da presidente Dilma, moradores do distrito de Boa Esperança, localizado a 130 km de Sorriso, cobraram a emancipação do distrito.

 

Para um veto ser derrubado, é necessário que ao menos 41 senadores e 257 deputados federais votem contra a posição do governo.

 

EMANCIPAÇÃO – Em Mato Grosso, existem 56 processos de emancipação, 14 de autoria do deputado Riva. Municípios que podem ser criados em Mato Grosso: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

doze − nove =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes